Segundo a ONU, o mergulho profissional é considerado como a profissão mais perigosa do mundo, principalmente para mergulhadores que trabalham em plataformas de petróleo.
Tendo em vista que o mergulhador profissional trabalha com atividades pesadas debaixo d’água (como soldas, limpezas, consertos e demais serviços em tubulações, estruturas subaquáticas etc.) são diversos os perigos encontrados por esse trabalhador.
Entre os principais riscos da profissão, estão os respiratórios, circulatórios, a possibilidade de afogamento e os ferimentos causados pela operação de equipamentos pesados no mergulho.
Além disso, o mergulhador é submetido a uma pressão subaquática muito grande e, por isso, o cuidado com sua saúde é extremamente rigoroso e indispensável.
Tendo em vista todos os riscos aos quais o mergulhador profissional é submetido, é fundamental que se tenha um auxílio médico específico para este trabalho.
É aí que entra a importância e os benefícios da saúde e segurança do trabalho voltada para os trabalhadores do setor marítimo: a medicina hiperbárica.
A importância da medicina hiperbárica para mergulhadores profissionais
A medicina hiperbárica é uma área de atuação especializada na medicina do trabalho, na anestesiologia, na clínica médica e na terapia intensiva.
No caso do acompanhamento da saúde dos mergulhadores profissionais, a medicina hiperbárica tem foco nos exames ocupacionais (seguindo as exigências da NR15 e NORMAM 15), na avaliação e no acompanhamento dos acidentes de mergulho e seus tratamentos na câmara hiperbárica, quando indicado.
A câmara hiperbárica é um equipamento onde os mergulhadores permanecem respirando oxigênio puro enquanto são submetidos a uma pressão atmosférica equivalente ao nível do mar.
Nestas condições, o oxigênio produz efeitos muito benéficos à saúde, tais como:
Melhorias na pressão sanguínea;
Cicatrização de machucados e feridas;
Combate a infecções bacterianas e fúngicas;
Combate a intoxicação por gases artificiais;
Auxilia no tratamento de hipotermia;
Tratamento de traumas por pressurização (barotraumas);
Tratamento de gangrena gasosa;
Tratamento de embolia traumática pelo ar;
Tratamento de doenças descompressivas.
O tratamento na câmara hiperbárica é o único que pode amenizar ou curar as patologias que acometem o mergulhador em decorrência de acidentes de mergulho.
Para que o tratamento apresente resultados realmente eficazes, é indispensável o acompanhamento de um médico especialista em medicina hiperbárica.
Por que contar com um médico hiperbarista
Muitos trabalhos e tratamentos em câmara hiperbárica são realizados por um mergulhador apto e certificado a operar o equipamento, o que pode ser prejudicial a longo prazo.
Nos trabalhos de onshore e offshore, o ideal é sempre contar com o auxílio e supervisão técnica de um médico especialista em medicina hiperbárica.
O médico hiperbarista é o responsável por acompanhas todas as consultas, terapias e tratamentos que envolvem a medicina hiperbárica.
Além disso, todo ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) de um mergulhador deve ser assinado por um médico hiperbarista e, por isso, o seu acompanhamento direto é fundamental.
Com isso, a medicina hiperbárica se faz primordial para trabalhos com mergulho, principalmente no que diz respeito ao auxílio na prevenção e redução das chances do profissional ser acometido por vários tipos de doenças descompressivas.
Ao contar com um médico hiperbarista, o mergulhador tem a garantia de que suas atividades serão realizadas com os equipamentos, procedimentos e tratamentos mais adequados para combater cada patologia específica.
Sobre a Amplus Saúde
Entre as especialidades da Amplus Saúde, atendemos às empresas de mergulho profissional com nossa expertise em medicina hiperbárica.
Para conhecer mais sobre esta área de atuação e contar com nosso atendimento profissional para garantir a segurança e saúde dos seus colaboradores, entre em contato conosco.