Uma das grandes preocupações que todo empregador e gestor precisa ter é com a saúde e a segurança dos colaboradores. Entre as diversas estratégias para garantir isso, estão a prevenção de acidentes, a análise do ambiente de trabalho e, principalmente, a medicina ocupacional.
Essa especialidade é responsável por ajudar na proteção dos colaboradores com ações de prevenção de doenças que podem ser originadas pelas atividades profissionais.
Mas é claro que essa não é a única preocupação da medicina ocupacional.
Siga a leitura e entenda a importância que a medicina ocupacional tem para a sua empresa.
O que é Medicina Ocupacional?
A Medicina Ocupacional, também conhecida como Medicina do Trabalho, é uma especialidade médica focada na saúde do colaborador. Ou seja, ela atua na prevenção e tratamento de possíveis doenças relacionadas às atividades executadas no trabalho.
Para isso, o Médico do Trabalho e demais especialistas da área adotam uma série de medidas para assegurar a saúde e a qualidade de vida dos trabalhadores. Essas medidas são implementadas através de ações como:
A realização dos exames ocupacionais obrigatórios, como o admissional, o demissional e muitos outros;
A emissão do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), um documento obrigatório que atesta as condições de saúde física e mental do trabalhador;
A aplicação do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional);
A avaliação dos riscos no ambiente de trabalho, que possam prejudicar a integridade física e psicológica do colaborador.
A constituição do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT);
O planejamento e a implementação de medidas ergonômicas no local de trabalho.
Esse cuidado não é um benefício extra ou uma opção que a empresa pode adotar. Na verdade, a medicina e a saúde ocupacional são uma obrigação de todos os empregadores, estando prevista na constituição e na própria CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).
Desse modo, a Medicina do Trabalho é uma exigência a todas as organizações para que garantam os direitos dos trabalhadores.
Todavia, as empresas não devem ver a Medicina Ocupacional como um custo, mas sim como um investimento que traz muitos benefícios.
Os benefícios da Medicina do Trabalho para as empresas
Investir nessa especialidade traz diversos benefícios para a empresa, tanto interna quanto externamente. Abaixo, listamos os principais motivos para você ter a Medicina Ocupacional como uma parceira estratégica no seu negócio.
1) Contribui para a produtividade dos trabalhadores
Uma equipe saudável e segura tende a apresentar um desempenho mais positivo no trabalho. Isso porque, além de se sentirem mais valorizados, eles tendem a ficar menos doentes, o que consequentemente reduz as faltas e afastamentos.
2) Reduz os riscos de acidentes
Os cuidados preventivos possibilitam a identificação de riscos aos quais os colaboradores estão expostos. Assim, é possível trabalhar para eliminar esses riscos e evitar que um problema grave aconteça, como o desenvolvimento de um distúrbio osteomuscular que seja classificado como acidente de trabalho.
Ao mesmo tempo, a necessidade de afastamento é reduzida, que é a vantagem que apresentamos a seguir.
3) Reduz o absenteísmo no trabalho
Quando se investe em saúde, o índice de absenteísmo é reduzido, pois a empresa passa a prestar mais cuidado com o bem-estar de cada colaborador. Com isso, não é preciso ter custos com afastamentos, substituições, horas extras e demais obrigações trabalhistas.
4) Evita complicações legais e trabalhistas
Como dito anteriormente, a Medicina Ocupacional é uma obrigação da legislação trabalhista que as empresas devem cumprir. Desse modo, programas como o PCMSO devem estar em dia para que o seu negócio não sofra consequências, como multas e interdições.
Agora que você viu a importância da medicina ocupacional para a qualidade de vida e a segurança do seu negócio, não negligencie essa especialidade.
Para mais informações sobre o assunto, acompanhe o blog da Amplus Saúde. E entre em contato conosco para ter todos os benefícios da Saúde Ocupacional na sua empresa.