• Equipe Amplus

Absenteísmo: 6 estratégias eficientes para reduzir o índice na sua empresa



O absenteísmo é um dos principais problemas que afeta a produtividade das empresas. Ele representa o volume de faltas ou atrasos dos colaboradores, além daquelas ausências já esperadas por motivo de saúde ou pessoal.

Mas por que o absenteísmo afeta tanto uma empresa?

Isso ocorre pois, quando um colaborador fica ausente do trabalho por alguns dias, há um impacto financeiro no negócio. Esse impacto é representado pelas horas não trabalhadas, pelo acúmulo das atividades e pelo atraso nos prazos.

Existe também o impacto no alcance dos resultados. Afinal, as ausências e atrasos comprometem o fluxo de trabalho e prejudicam o ritmo dos processos, interferindo nas entregas estipuladas previamente.

Nós sabemos que a culpa do absenteísmo não é exclusiva do colaborador, e também não é integralmente da empresa. Por isso, é preciso recorrer a algumas estratégias para combater esse gargalo.

Se você está em busca de soluções para reduzir o absenteísmo no seu ambiente de trabalho, continue lendo este artigo e conheça 6 passos bem importantes!

6 ESTRATÉGIAS PARA REDUZIR O ABSENTEÍSMO NA SUA EMPRESA


O absenteísmo ocorre por diversos fatores. O ambiente de trabalho, a falta de liberdade para a pessoa se expressar, gestores muito exigentes, jornadas exaustivas... Todos esses fatores podem levar o funcionário a ter uma saúde prejudicada e se ausentar do trabalho. Confira como combater esses males:

1. Utilize ferramentas de incentivo

Um colaborador desmotivado pode se ausentar ao trabalho por muitas vezes. Para impedir que isso aconteça e ainda motivá-lo a realmente querer estar presente, é fundamental recorrer a programas e ferramentas de incentivo.

Para fazer isso, você pode criar algumas recompensas para a equipe. Premiação por vales-presentes, happy hours, uma viagem ou até mesmo recompensa financeira são alguns exemplos válidos. Qualquer estratégia que leve sua equipe a querer ser participativa é mais do que eficiente para reduzir as faltas.

2. Entenda os motivos dos absenteísmos

Compreender as causas das faltas e atrasos é o primeiro passo para combatê-las. Além de analisar as justificativas, você também precisa ampliar a sua compreensão e analisar a situação de uma maneira holística. Por exemplo: seu colaborador passou por uma sobrecarga de trabalho recentemente? Apresentou passar por dificuldades familiares? Sofre de problemas de saúde?

Tais informações podem apresentar algum padrão nas causas das ausências, seja de um único empregado ou da equipe toda.

A partir do entendimento destes motivos, você pode aplicar ações corretivas, focando principalmente no gargalo demonstrado por cada colaborador.

3. Implemente programas de saúde e segurança do trabalho

A ocorrência de acidentes ou doenças acarreta o aumento do absenteísmo nas empresas. Por isso, é preciso trabalhar na prevenção e gestão dos riscos diários. Essa atitude leva os trabalhadores a se sentirem mais valorizados e motivados, o que tem impacto direto na produtividade.

Além disso, não podemos esquecer de que investir em saúde e segurança ocupacional contribui para que sua equipe seja mais saudável e se sinta mais confortável por trabalhar em um ambiente seguro.

Um programa de saúde e segurança no trabalho deve contemplar processos como o mapeamento dos riscos, adoção de medidas e equipamentos de segurança e treinamentos constantes.

4. Invista no bem-estar individual e coletivo

É fato que nós, como profissionais, passamos grande parte do dia no ambiente de trabalho. Por isso, precisamos fazer com que este ambiente tenha um clima tranquilo, saudável e que proporcione bem-estar. Transformar a empresa em um local harmonioso garante a satisfação de todos.

Tenha em mente que um colaborador satisfeito mantém a sua frequência e pode até aumentar sua produtividade nos processos.

5. Muita atenção à comunicação

A melhor maneira de investir no bem-estar da sua equipe e nos resultados da sua empresa é ouvindo o que cada profissional envolvido tem a dizer.

Por isso, desenvolva uma cultura de comunicação interna, de modo a incentivar o diálogo entre equipes e líderes. A troca de ideias e a abertura para feedbacks certamente melhora o clima de trabalho e facilitar a construção de estratégias para otimizar as atividades de todos.

Aposte em reuniões periódicas, murais de recados e pesquisas de satisfação. Quanto mais você estiver disposto a ouvir seus colaboradores, mais eles estarão dispostos a se posicionar.

6. Reconhecimento é a chave!

A falta de reconhecimento e a sobrecarga emocional são problemas que fazem parte da realidade de muitos negócios. Inclusive, esse fator pode levar o profissional a desenvolver depressão. Neste artigo, você pode conferir ações para prevenir a depressão no ambiente de trabalho.

De um modo geral, é preciso que você demonstre para a sua equipe que reconhece o esforço de cada um e que aprecia cada conquista e realização. Quando esse retorno ocorre, a resposta é positiva e deixa os profissionais cada vez mais motivada.

Uma maneira de incentivá-los ainda mais é através da construção de um plano de carreira! Aposte nessa ideia.

Em suma, quando você oferece para sua equipe uma atmosfera de trabalho segura, positiva e harmoniosa, os índices de absenteísmo tendem a reduzir.

Coloque essas estratégias em prática e compartilhe com seus colegas de profissão.

Aproveite para conferir mais materiais do nosso blog clicando aqui.

7 visualizações0 comentário

©  2016 Amplus Saúde . Todos os direitos reservados . Criado por yoh Ideias

  • White Facebook Icon