• Equipe Amplus

7 dicas para começar o ano com ainda mais produtividade na empresa



Com um novo ano chegando, a sua empresa possivelmente está com diversas metas e objetivos traçados para alcançar. Para que esses propósitos sejam cumpridos, é preciso foco, disciplina, recursos e, principalmente, produtividade.


Para que sua equipe comece o ano com uma alta produtividade e mantenha o ritmo durante todos os meses seguintes sem comprometer o rendimento no trabalho, reunimos algumas dicas no artigo de hoje!


Veja agora 7 métodos que irão te ajudar a aumentar a produtividade na sua empresa em 2021.


1. Implemente processos


Implementar processos é uma das melhores maneiras de manter a produtividade do time. Com processos bem desenhados, cada setor sabe exatamente quais ações tomar, quais ferramentas utilizar e a quais outras áreas se integrar.


A implementação de processos deve estar diretamente ligada ao planejamento estratégico da sua empresa e facilita a gestão de tarefas e de pessoas.


2. Defina metas


Sua equipe precisa saber para onde a empresa está caminhando. É para isso que existem as metas! Uma vez definido um conjunto de metas a curto, médio e longo prazo para sua empresa, são elas que vão orientar as estratégias e táticas que cada colaborador irá adotar.


As metas são muito importantes para manter os profissionais focados no que precisa ser feito e concluído. Assim, não há dispersão de tarefas ou de rumos.


3. Delegue e revise as tarefas da sua equipe


Distribua tarefas de uma maneira que não sobrecarregue os trabalhadores da sua equipe e ainda otimize o tempo dedicado em cada atividade. Para fazer essa divisão de tarefas, crie um fluxo organizacional, programando a rotina de cada pessoa em torno do que precisa ser concluído e em qual prazo.


Não se esqueça também de revisar essa lista de tarefas para verificar se existem gargalos que podem estar impedindo-as de serem cumpridas.


4. Programe as ações com antecedência


Que tal já ter todas as tarefas da semana definidas em uma planilha? Ou melhor, e se você já souber tudo o que os colaboradores farão durante o mês? Tendo um guia com tudo o que precisa ser feito dá um panorama de onde os esforços precisaram ser destinados. Além disso, permite que vocês se preparem para imprevistos ou até mesmo antecipem eventualidades.


E tem mais: quanto menos tempo e energia forem gastos na organização das tarefas, mais tempo será destinado no que realmente importa.


5. Saiba priorizar atividades


Seus colaboradores possuem uma lista de tarefas diárias? Um dos segredos para aumentar a produtividade é ter uma lista de tarefas com as prioridades e o tempo médio de conclusão.


Quando se tem em mente o que precisa ser feito por primeiro, não se perde tempo com outras tarefas mais simples ou menos urgentes.


6. Adicione os intervalos no cronograma diário


Um dos fatores que mais interfere na produtividade de um profissional é a sobrecarga de trabalho. Para evitar que isso aconteça, não cobre sua equipe para trabalhar ininterruptamente. O ideal é que você já tenha, no cronograma diário, intervalos estabelecidos para o descanso de todos (além daqueles para alimentação).


Além disso, não abuse das horas extras. O cansaço físico e mental interferem muito na produtividade da uma pessoa e também aumentam consideravelmente os riscos doenças e acidentes ocupacionais.


7. Invista na saúde e segurança da equipe


Não é segredo algum que trabalhar em um ambiente saudável, seguro e com um clima positivo aumenta a motivação e a produtividade humana. Por isso, você precisa oferecer segurança, higiene e comodidade para a sua equipe.


Vale lembrar que mais importante do que a produtividade, é a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas no ambiente do trabalho.


Pronto para um ano de muito sucesso? Então valorize seus colaboradores, ofereça boas condições de trabalho e defina muito bem as suas metas!


Falando em valorização profissional, aproveite seu tempo de leitura para conhecer 8 maneiras de motivar a sua equipe no trabalho!


Você também pode se interessar por essas 6 estratégias eficientes para reduzir o índice de absenteísmo na sua empresa.


5 visualizações0 comentário