• Equipe Amplus

A importância da medicina hiperbárica para mergulhadores



Segundo a ONU, o mergulho profissional é considerado como a profissão mais perigosa do mundo, principalmente para mergulhadores que trabalham em plataformas de petróleo.


Tendo em vista que o mergulhador profissional trabalha com atividades pesadas debaixo d'água (como soldas, limpezas, consertos e demais serviços em tubulações, estruturas subaquáticas etc.) são diversos os perigos encontrados por esse trabalhador.


Entre os principais riscos da profissão, estão os respiratórios, circulatórios, a possibilidade de afogamento e os ferimentos causados pela operação de equipamentos pesados no mergulho.


Além disso, o mergulhador é submetido a uma pressão subaquática muito grande e, por isso, o cuidado com sua saúde é extremamente rigoroso e indispensável.


Tendo em vista todos os riscos aos quais o mergulhador profissional é submetido, é fundamental que se tenha um auxílio médico específico para este trabalho.


É aí que entra a importância e os benefícios da saúde e segurança do trabalho voltada para os trabalhadores do setor marítimo: a medicina hiperbárica.


A importância da medicina hiperbárica para mergulhadores profissionais



A medicina hiperbárica é uma área de atuação especializada na medicina do trabalho, na anestesiologia, na clínica médica e na terapia intensiva.


No caso do acompanhamento da saúde dos mergulhadores profissionais, a medicina hiperbárica tem foco nos exames ocupacionais (seguindo as exigências da NR15 e NORMAM 15), na avaliação e no acompanhamento dos acidentes de mergulho e seus tratamentos na câmara hiperbárica, quando indicado.


A câmara hiperbárica é um equipamento onde os mergulhadores permanecem respirando oxigênio puro enquanto são submetidos a uma pressão atmosférica equivalente ao nível do mar.


Nestas condições, o oxigênio produz efeitos muito benéficos à saúde, tais como:

  • Melhorias na pressão sanguínea;

  • Cicatrização de machucados e feridas;

  • Combate a infecções bacterianas e fúngicas;

  • Combate a intoxicação por gases artificiais;

  • Auxilia no tratamento de hipotermia;

  • Tratamento de traumas por pressurização (barotraumas);

  • Tratamento de gangrena gasosa;

  • Tratamento de embolia traumática pelo ar;

  • Tratamento de doenças descompressivas.


O tratamento na câmara hiperbárica é o único que pode amenizar ou curar as patologias que acometem o mergulhador em decorrência de acidentes de mergulho.


Para que o tratamento apresente resultados realmente eficazes, é indispensável o acompanhamento de um médico especialista em medicina hiperbárica.


Por que contar com um médico hiperbarista


Muitos trabalhos e tratamentos em câmara hiperbárica são realizados por um mergulhador apto e certificado a operar o equipamento, o que pode ser prejudicial a longo prazo.


Nos trabalhos de onshore e offshore, o ideal é sempre contar com o auxílio e supervisão técnica de um médico especialista em medicina hiperbárica.


O médico hiperbarista é o responsável por acompanhas todas as consultas, terapias e tratamentos que envolvem a medicina hiperbárica.


Além disso, todo ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) de um mergulhador deve ser assinado por um médico hiperbarista e, por isso, o seu acompanhamento direto é fundamental.


Com isso, a medicina hiperbárica se faz primordial para trabalhos com mergulho, principalmente no que diz respeito ao auxílio na prevenção e redução das chances do profissional ser acometido por vários tipos de doenças descompressivas.


Ao contar com um médico hiperbarista, o mergulhador tem a garantia de que suas atividades serão realizadas com os equipamentos, procedimentos e tratamentos mais adequados para combater cada patologia específica.


Sobre a Amplus Saúde


Entre as especialidades da Amplus Saúde, atendemos às empresas de mergulho profissional com nossa expertise em medicina hiperbárica.


Para conhecer mais sobre esta área de atuação e contar com nosso atendimento profissional para garantir a segurança e saúde dos seus colaboradores, entre em contato conosco.

7 visualizações

©  2016 Amplus Saúde . Todos os direitos reservados . Criado por yoh Ideias

  • White Facebook Icon