• Equipe Amplus

A importância do Técnico de Segurança do Trabalho dentro das empresas



Neste mês de novembro, mais especificamente no dia 27 de novembro, é comemorado o dia do Técnico de Segurança do Trabalho (TST). Inspirados pela grande relevância da data, o artigo de hoje é inteiramente focado na importância que este profissional tem dentro das empresas.


O Técnico de Segurança do Trabalho é a peça chave para o bom andamento de uma empresa. É ele que contribui para o bem-estar, para a saúde e até mesmo para as finanças de uma organização.


Ao contrário do que muitos pensam, esse especialista pode atuar em todo o tipo de empresa. Desde pequenos comércio até grandes indústrias, é ele que colabora para a produtividade e a qualidade de vida dos colaboradores. Além disso, é ele também que ajuda o negócio a se manter em conformidade com as leis, mitigando riscos e evitando multas trabalhistas.


Você conhece todos os benefícios que o Técnico de Segurança do Trabalho pode oferecer para um negócio? Quer descobrir todas as suas funções e papéis no ambiente ocupacional?


Siga a leitura e venha entender conosco o motivo desta profissão ser tão importante!


Quais as principais atividades realizadas pelo Técnico de Segurança do Trabalho?


Essa profissão, regulamentada pela Portaria nº 3.275/1989, possui uma série de atribuições que devem ser cumpridas. Elas servem para garantir a segurança dos trabalhadores no ambiente de trabalho, e devem fazer parte da rotina de todas as organizações.


Abaixo, listamos as atividades que mais merecem destaque na rotina do Técnico de Segurança do Trabalho, com foco na empresa e também com foco nos trabalhadores. Confira:


Importância do TST para a empresa:

  • Comunicar o empregador sobre os riscos do ambiente de trabalho e propor soluções para eliminá-los;

  • Informar o empregador sobre as atividades insalubres e periculosas presentes no ambiente de trabalho;

  • Analisar os métodos do trabalho e identificar os riscos de doenças ocupacionais, acidentes de trabalho ou agentes ambientais, propondo medidas de eliminação ou controle;

  • Executar e acompanhar os procedimentos de segurança e higiene, bem como os programas de prevenção a possíveis riscos ocupacionais;

  • Observar as normas estaduais do Corpo de Bombeiros e implantar medidas de prevenção, fazendo inspeção de extintores, hidrantes e demais equipamentos de combate a incêndio;

  • Atuar ao lado do setor de Recursos Humanos, fornecendo análises precisas para que sejam adotadas medidas de prevenção em nível de pessoal;

  • Emitir Parecer Técnico sobre as condições de trabalho presentes no ambiente, buscando planejamento e organização para que as atividades possam ser realizadas com segurança.


Importância do TST para os colaboradores:

  • Deixar os colaboradores cientes dos riscos e das medidas que serão tomadas para eliminá-los;

  • Promover eventos de discussão didáticos para evitar os possíveis acidentes e doenças ocupacionais, como palestras, seminários, treinamentos, entre outros;

  • Solicitar e inspecionar equipamentos de proteção individuais e coletivos, verificando se estão dentro dos padrões e requisitos da legislação vigente;

  • Estimular e conscientizar os funcionários das necessidades de preservação dos recursos naturais e do meio ambiente da empresa;

  • Fazer um levantamento estatístico sobre os casos de acidentes ou doenças ocupacionais, avaliando a periodicidade desses eventos e propondo ajustes para estimular a prevenção.


Em suma, podemos afirmar que o Técnico em Segurança do Trabalho é fundamental tanto para as empresas quanto para os colaboradores. Para a empresa, significa implementar ações para ficar livre de problemas judiciais e aumentar a produtividade. Além disso, também é possível citar outros benefícios, como a diminuição de custos com processos trabalhistas, a redução da taxa de absenteísmo e de rotatividade.


Já para o trabalhador, é sinônimo de um trabalho seguro, saudável e tranquilo.


A importância desse profissional ainda não está clara para você? Então olhe só, na prática, as principais responsabilidades do TST.


1. A identificação e controle do índice de acidentes

O principal papel do profissional do TST é a prevenção. Ele trabalha este fator através da análise minuciosa dos processos no ambiente de trabalho, levantando os riscos de cada atividade. A partir disso, ele propõe medidas preventivas para que tudo seja realizado de forma correta e segura.


2. A ergonomia e o bem-estar

Apesar dos acidentes serem as principais preocupações de um gestor, as doenças ocupacionais também são muito prejudiciais. É por isso que cuidar da ergonomia é outra atribuição fundamental do Técnico de Segurança do Trabalho. Sua participação dentro da empresa contribui para que a iluminação, as instalações, os assentos e equipamentos estejam adequados para a postura e saúde dos colaboradores. Assim, é possível evitar problemas relacionados à visão, às dores nas costas e até mesmo aos problemas emocionais.


3. O estímulo do uso de EPIs

Tendo um Técnico de Segurança do Trabalho na sua empresa, você garante uma equipe atuando com os equipamentos recomendados. Afinal, é o técnico quem irá fiscalizar e estimular o uso de equipamentos como óculos, luvas, botas e capacetes de proteção, fundamentais para manter a segurança e saúde do trabalhador na atuação diária.


4. A implementação de projetos e programas de prevenção

O PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), o PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos) e a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) são alguns dos exemplos de programas que são implementados graças ao conhecimento e auxílio do TST.


Basicamente, esses programas são indispensáveis para fiscalizar a execução dos procedimentos da empresa e propor soluções em prol da redução de riscos.


Você consegue identificar quais dos fatores acima precisam ser implementados ou revisados na sua empresa?


Por todos os fatores citados acima, você já deve ter entendido como o Técnico de Segurança do Trabalho é essencial para o sucesso e saúde de um negócio.


Seu trabalho é garantia de produtividade, saúde e desenvolvimento de um país.


Se você é um profissional da área ou conhece alguém que é, aproveite para enviá-lo este material! Além de difundir a sua importância, também é uma ótima maneira de homenageá-lo.


Gostou da leitura? Então acesse o nosso blog e confira o conteúdo do artigo “Acidentes de trabalho: conheça as principais causas e saiba como evitá-las”.




465 visualizações0 comentário