• Equipe Amplus

A importância da SIPAT para a cultura de segurança da empresa



Se você faz parte de uma empresa que executa operações que possam gerar riscos, certamente já ouviu falar da SIPAT.


A SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes) é um evento essencial tanto para a empresa quanto para seus funcionários.


Durante esse evento, são realizadas diversas ações e dinâmicas de conscientização e orientação de segurança a todos os colaboradores, com foco nas medidas de prevenção aos acidentes de trabalho. Mas além de orientar os colaboradores apenas por uma semana, a SIPAT tem um poder muito maior.


Quer entender melhor a importância desse evento? Então continue a leitura!


O que é SIPAT?


A Semana Interna de Prevenção de Acidentes, ou simplesmente SIPAT, está prevista na lei, de acordo com a Norma Regulamentadora nº 5 (NR 5). Seu planejamento e execução são de responsabilidade da CIPA e do SESMT ao lado do setor de RH, e a ação deve ser realizada em qualquer empresa, desde as de pequeno até as de grande porte.


Como o próprio nome apresenta, esse evento ocorre durante uma semana dentro da organização, pelo menos uma vez ao ano. Seu objetivo é expor os riscos de acidentes e doenças de trabalho e trabalhar estratégias para preveni-los.


O que é feito durante a SIPAT?


Durante a SIPAT, os organizadores (como os membros da CIPA) promovem uma semana repleta de atividades que visam o engajamento dos colaboradores na cultura de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Em cada proposta realizada, a equipe deve ter conhecimento dos riscos aos quais estão expostos e cuidados para se protegerem dos mesmos.


Entre essas atividades, podem ser feitas palestras, dinâmicas, treinamentos, oficinas, peças teatrais, gincanas, entre outras atividades coletivas. Além disso, a empresa também pode oferecer check-ups médicos, como exames laboratoriais, aferição de pressão, exames clínicos, etc.


Em algumas empresas, a SIPAT costuma estar vinculada a algum tema que vai além do ambiente de trabalho. Exemplo disso são as palestras sobre saúde mental, doenças sexualmente transmissíveis, combate ao tabagismo, alimentação saudável, entre outros.


Isso demonstra que, apesar de ser um evento de uma semana, as discussões da SIPAT podem e devem se estender durante todos os dias do ano. Além de informar os trabalhadores sobre a segurança e a saúde no ambiente de trabalho, também contribui para a qualidade de vida fora dele.


Mas o que isso tem a ver com a cultura de segurança da empresa?


Tudo!


Realizar a SIPAT é extremamente importante tanto para o negócio quanto para os colaboradores. Quando bem implementada, ela pode fortalecer a cultura de segurança da sua empresa e reduzir significativamente os índices de acidentes.


Se você quer que todos da sua empresa participem da cultura organizacional e do crescimento saudável do negócio, dê valor à SIPAT. Por meio de ações simples, sua equipe tem uma ferramenta a mais para o bem-estar, a felicidade e a produtividade no ambiente de trabalho.


Não possui CIPA ou SESMT na sua empresa? Sem problemas. A Amplus Saúde está aqui para te ajudar. Terceirizamos diversos serviços e soluções de saúde e segurança do trabalho para que você possa cuidar de todo o seu time de colaboradores.


Para solicitar uma proposta, clique aqui e fale conosco.


Gostou do conteúdo? Então confira também 6 estratégias de SST para evitar acidentes e doenças ocupacionais na sua empresa.


Referências:


Tagout

Conceito Zen


40 visualizações0 comentário