• Equipe Amplus

Acidentes de trabalho: conheça as principais causas e saiba como evitá-las



Os acidentes de trabalho estão entre as principais causas de afastamento dos colaboradores nas empresas. Apesar de alguns afastamentos serem de curto prazo, outros podem ser permanentes, trazendo variados prejuízos à empresa.

Estes acidentes de trabalho, além de prejudicar a saúde e a integridade dos trabalhadores, também são responsáveis pela queda na produtividade e qualidade das atividades ocupacionais.

O afastamento do colaborador acidentado resulta em custos e até indenizações trabalhistas, podendo causar o fechamento do negócio.

Você não quer estes transtornos para a sua empresa, certo? Então veja agora as 5 principais causas de acidentes de trabalho e descubra como evitá-las!

1. Uso inadequado do EPI

Por lei, toda empresa que presta serviços na área industrial precisa fornecer EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) aos colaboradores. Estes equipamentos devem ser adequados e cumprir as exigências essenciais de segurança.

Os equipamentos mais requisitados são botas e calçados especiais, óculos, luvas, cintos e capacetes de proteção. Eles são os melhores recursos para proteger a sua equipe. No entanto, o uso precisa ser correto e constante. Ou seja, além de fornecer os equipamentos, você deve instruir seus colaboradores sobre como utilizá-los.

Há mais um ponto muito importante: estes equipamentos precisam ser de qualidade. Caso contrário, a proteção não será eficiente e poderá causar ferimentos ao colaborador.

2. Falta de fiscalização

De nada adianta oferecer equipamentos de qualidade se não houver fiscalização. É por isso que todo trabalho deve ser avaliado e monitorado, seja pelo próprio empregador ou por um técnico de segurança do trabalho.

Tendo colaboradores instruídos e equipados, a fiscalização serve para garantir que a utilização dos equipamentos está correta e que demais fatores, como o ambiente e as ferramentas, estejam em boas condições para trabalho.

3. Ambiente de trabalho inseguro

Serviços industriais, portuários, de limpeza e até mesmo comerciais podem apresentar diversos riscos ocupacionais. Espaços confinados, trabalhos nas alturas, atividades de mergulho: todas estas operações precisam ser planejadas para ter o mínimo de perigo possível.

É por isso que os programas de prevenção são essenciais! Eles são a sua melhor ferramenta para avaliar os riscos e investir em medidas para reduzi-los. Entre as principais medidas de segurança recomendadas nestes programas, estão o treinamento contínuo das equipes, o fornecimento de equipamentos e materiais adequados e o cumprimento das normas regulamentadoras.

Além disso, é importante agendar vistorias periódicas nos ambientes de trabalho, afim de reduzir a insalubridade e prevenir os acidentes de trabalho.

4. Exposição a materiais perigosos

O índice de acidentes aumenta consideravelmente para colaboradores que trabalham com materiais perigosos, como produtos inflamáveis, químicos, contaminantes, entre outros.

Nestas atividades, as chances de queimaduras e intoxicações devem ser minimizadas ao máximo. O que nos leva a reforçar, novamente, a importância do fornecimento de EPIs.

Os acidentes também podem ser causados por ferramentas de trabalho, como lâminas e materiais pesados. As lesões podem ser variadas, como cortes, fraturas, lacerações e concussões. Neste caso, as lesões também são causas pela falta de treinamento do colaborador e de manutenção dos instrumentos utilizados.

Invista na capacitação da sua equipe, seja para ensinar sobre a utilização dos materiais ou sobre a manipulação e uso dos equipamentos de proteção. Essa atitude é primordial para um trabalho mais seguro.

5. Cansaço, estresse e sobrecarga no trabalho

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o estresse é uma condição que afeta 70% dos brasileiros. O trabalho, inclusive, pode ser uma das principais causas de estresse na população.

Por isso, é muito importante evitar a sobrecarga emocional aos membros da sua empresa. Jornadas de trabalho exaustivas levam o trabalhador a ficar mais cansado e desatento, o que pode ser um grande risco para sua saúde física e mental.

Fique sempre atento à carga horária da sua equipe e incentive as pautas para realização de atividades e ginásticas laborais. Implemente também intervalos na jornada do colaborador, para que ele relaxe por um tempo e descanse seu corpo e sua mente.

Proteja sua equipe!

Agora que você sabe como evitar os acidentes de trabalho, invista na proteção dos seus colaboradores e mantenha sua empresa livre de afastamentos e absenteísmo. Aplique os conhecimentos que você conferiu neste artigo e proteja de verdade a sua equipe!

Aproveite também para colocar os exames dos seus funcionários em dia. Conheça agora os exames ocupacionais indispensáveis para a sua empresa.

E agende seus exames na Amplus Saúde! Entre em contato para conhecer todas as nossas soluções em saúde e segurança do trabalho.


©  2016 Amplus Saúde . Todos os direitos reservados . Criado por yoh Ideias

  • White Facebook Icon