• Equipe Amplus

Check-up feminino: conheça os exames que toda mulher deve fazer para manter a saúde em dia

Atualizado: Mar 17




Tal como a alimentação sadia e a prática de atividades físicas, os exames periódicos também são indispensáveis para manter a saúde em dia e garantir a qualidade de vida.


Manter uma vida saudável deve ser uma preocupação de todas as pessoas, independentemente da idade ou sexo. No entanto, os cuidados se diferem quando se trata da saúde da mulher.


As mulheres apresentam diversas mudanças corporais ao longo da vida, que merecem uma atenção especial no âmbito da saúde. Por isso, há a necessidade da realização de exames preventivos periódicos.


Desde a primeira menstruação até as idades mais avançadas, toda mulher deve fazer um check-up completo.


O check-up feminino é fundamental para prevenir doenças ou então diagnosticá-las precocemente, o que aumenta as chances de sucesso no tratamento.


Por isso, na Semana Internacional da Mulher, trouxemos um material especial com os exames que não devem faltar no check-up da mulher.


Conheça os exames de acordo com cada período da vida da mulher:


Da primeira menstruação até os 30 anos

Desde cedo, os exames laboratoriais para acompanhar os níveis de colesterol, triglicerídeos e glicose devem ser constantes. Por isso, a mulher deve realizar, todo ano, um exame sanguíneo completo.


Além disso, toda mulher nessa faixa etária deve realizar avaliação ginecológica para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, bem como do câncer de mama e do câncer do colo de útero.


A partir dos 30 anos

Nesse período, além de manter o check-up anual com exames laboratoriais, a mulher deve aumentar o cuidado especial com o sistema reprodutivo.


Assim, os exames ginecológicos solicitados são a mamografia, a citologia oncológica, o ultrassom endovaginal e a ultrassonografia da mama.


Se, nessa fase, a mulher apresentar algum histórico familiar de doenças cardiovasculares ou hipertireoidismo, a dosagem de hormônios e exames ergométricos também são indicados.


A partir dos 40 anos

É nessa faixa etária que os riscos de AVC e de infarto (principal causa de morte entre as mulheres brasileira) aumentam, além de se iniciar a preocupação com a menopausa e com a osteoporose.


Portanto, além da mamografia de rotina e demais exames ginecológicos, a avaliação cardiológica deve se tornar um compromisso anual.


Outros exames também se tornam importantes e devem ser feitos anualmente, podendo ser reduzidos sob orientação médica. Eles são:

  • A densitometria óssea, para detectar a osteoporose;

  • Os testes de perfil hormonal, para acompanhar a menopausa e para verificar as dosagens dos hormônios tireoidianos;

  • A ecografia pélvica e transvaginal, para avaliar os ovários e verificar a presença de cistos, pólipos ou miomas;

  • O teste ergométrico, para rastrear doenças do sistema cardíaco.


A partir dos 50 anos

Nessa fase, os cuidados devem ser redobrados. Além dos exames já citados, é preciso checar a presença de diabetes, hipertensão arterial e osteoporose.


Para prevenção dessas doenças, é preciso fazer o exame de sangue, a densitometria óssea e as avaliações cardiológicas (eletrocardiograma e teste ergométrico).


A partir dos 50 anos, o exame proctológico também é solicitado, para identificação e prevenção do câncer de intestino.


Esses check-ups devem ser semestrais ou, dependendo da saúde da mulher, anuais.


A consciência vai além dos exames!


A realização do check-up feminino completo é fundamental, mas também é importante a conscientização da mulher para prevenir e controlar cada doença.


Por isso, após cada avaliação e exame médico periódico, é preciso utilizar as informações obtidas para estabelecer metas de hábitos saudáveis de vida.


Siga as necessidades específicas para cada momento da vida e mantenha uma alimentação saudável, com exercícios regulares e acompanhamento médico.


A Amplus Saúde oferece serviços de check-up completo, com amplos, individualizados e personalizados, visando a qualidade de vida da mulher. Quer marcar os seus exames? Ligue: (41) 3425-2315.

13 visualizações

©  2016 Amplus Saúde . Todos os direitos reservados . Criado por yoh Ideias

  • White Facebook Icon