• Equipe Amplus

Segurança e saúde no trabalho: A importância das medidas de prevenção nos tempos atuais



O dia 28 de abril é conhecido, desde 2003, como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. Esta data foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em memória a um grave acidente de trabalho que ocorreu na mesma data, no ano de 1969, em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, provocando a morte de 78 funcionários. A data também é utilizada, no Brasil, para sinalizar o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Ocupacionais. Uma data tão marcante para o âmbito da saúde e segurança no trabalho não pode ser esquecida. Por isso, o blog de hoje é uma reflexão sobre a qualidade de vida do trabalhador no contexto atual.

A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO NOS TEMPOS ATUAIS

A pandemia de Covid-19 certamente nos propôs diversas reflexões sobre a maneira como nos protegemos e nos cuidamos em todas as esferas de nossas vidas. Sobretudo para a proteção do trabalhador, as ações que promovem a segurança e saúde no ambiente ocupacional se fazem mais necessárias do que nunca. Por isso, é importante que os empregadores reforcem a conscientização e as propostas para zelar pela vida de seus trabalhadores durante o expediente. Abaixo, citamos medidas de proteção que são cruciais para preservar a vida dos colaboradores e trabalhadores atualmente. Confira cada um delas e sua importância a seguir:


1 - Uso do EPI

O Equipamento de Proteção Individual é indispensável em atividades de risco e nenhum colaborador deve ficar sem. Entre os EPI mais comuns, podemos citar as luvas, máscaras, óculos e botinas de proteção. O EPI é obrigatório para proteger os profissionais individualmente, pois reduz certos tipos de ameaça ou de acidente ocupacional. Além disso, é obrigação da empresa garantir que todos os trabalhadores estejam usando adequadamente os equipamentos de proteção individual.

2 - Preservação da higiene

Manter o ambiente de trabalho limpo protege o colaborador de doenças que podem ser transmitidas através do ar e do contato com superfícies. A higiene no ambiente de trabalho é uma pauta imprescindível em qualquer época do ano, mas especialmente agora, com o novo coronavírus, todas as empresas devem disponibilizar álcool em gel e demais utensílios para que a saúde ocupacional seja promovida.

3 - Programas de proteção

Você já ouviu falar no PPRA (Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais) ou no PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional? Enquanto o PPRA preza por tornar o ambiente de trabalho um espaço mais seguro, o PCMSO serve para analisar e eliminar os riscos à saúde do colaborador. Ambos programas são obrigatórios em todas as empresas que contratam pelo regime da CLT e devem ser renovados anualmente, para atualizar os meios de aplicação das medidas e regras de proteção individual e coletiva. Se os riscos já precisavam ser reduzidos normalmente, agora, com a pandemia, esse cuidado precisa ser ampliado ao máximo, para que nenhuma vida seja perdida por falta de segurança no trabalho.

4 - Preservação da saúde mental

Apesar de não receber a devida atenção, a saúde mental em ambiente de trabalho é uma pauta fundamental para a qualidade de vida do colaborador. Tomemos como exemplo o contexto de pandemia: muitos profissionais, principalmente da área da medicina, estão correndo risco de vida para salvar a vida de outras pessoas. Esses profissionais são colocados em um cenário de estresse e ansiedade intenso, que deve ser combatido com programas de apoio emocional. Mas, mais do que isso, o reconhecimento da sociedade também contribui muito! E todo trabalhador precisa de cuidado! Ao oferecer apoio emocional para sua equipe, seus colaboradores sentem-se mais seguros e motivados. Agora que você compreendeu a importância da Segurança e Saúde do Trabalho, que tal padronizar comportamentos e normas dentro da sua empresa? A situação que estamos enfrentando no momento fez com que os movimentos de valorização da vida do trabalhador ganhassem muito mais força, pois ressaltam em níveis globais as cautelas que devemos ter integralmente. Com isso, muitas empresas já estão elaborando planos com medidas essenciais, voltadas para a higienização correta das mãos, para o uso de EPI (máscaras e luvas) e para a segurança dos que estão no grupo de risco. E a sua empresa, o que tem feito para prezar pela saúde e segurança do seu time? Lembre-se que tais medidas, além de preservar a vida da sua equipe, também refletem nos resultados do seu negócio, como o aumento da produtividade e da qualidade do trabalho. Não deixe que seus colaboradores se tornem estatística. Faça do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho um evento que perdure o ano inteiro. Conte com a Amplus Saúde para elevar os níveis de qualidade da saúde na sua empresa. Clique aqui e entre em contato.

©  2016 Amplus Saúde . Todos os direitos reservados . Criado por yoh Ideias

  • White Facebook Icon