top of page
  • Foto do escritorEquipe Amplus

Dicas de segurança para prevenir acidentes no trabalho com Máquinas e Equipamentos



Qualquer profissional que realiza trabalho com máquinas e equipamentos precisa estar atento aos potenciais riscos de acidentes. Porém, essa responsabilidade não é apenas do trabalhador, pois o empregador e a empresa têm uma grande obrigação em cuidar da segurança e proteção de todos os colaboradores.


Diante disso, é necessário que a sua empresa não só conheça os riscos existentes no trabalho com máquinas e equipamentos, como também saiba como mitigar esses riscos para prevenir acidentes.


Esses cuidados, inclusive, são exigidos pela Norma Regulamentadora Número 12 (NR 12), criada pelo Ministério do Trabalho. Dessa forma, prevenir acidentes no trabalho com equipamentos e máquinas não é apenas um diferencial, como também uma obrigação determinada por lei.


Então, antes de você saber como prevenir tais acidentes, vem com a gente entender mais sobre a NR 12.

Do que se trata a NR 12?

A Norma Regulamentadora Número 12 (NR 12) é uma regulamentação do Ministério do Trabalho do Brasil que estabelece requisitos mínimos para a segurança dos funcionários no trabalho em máquinas e equipamentos. Além disso, a norma também contempla a fase de planejamento das atividades desde a fase de fabricação das máquinas até o manuseio e operação.


Ou seja, a norma não foca apenas nos cuidados dos colaboradores que operam as máquinas, como também os que realizam a montagem, transporte, manutenção e vistoria desses equipamentos, evitando incidentes e acidentes no trabalho.


As principais medidas de proteção consideradas pela NR 12 são:


Identificação de riscos: todos os riscos inerentes a cada uma das máquinas e equipamentos devem ser devidamente identificados e classificados para que haja o controle e prevenção;

Proteção coletiva: os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) são as placas, tags e etiquetas que ajudam a sinalizar o espaço onde as máquinas e equipamentos ficam. Essa sinalização é muito importante para que apenas os profissionais autorizados acessem o local, isolando qualquer fator que possa apresentar risco para a saúde dos colaboradores;

Proteção individual: as medidas de segurança individual são aplicadas por meio do fornecimento dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como capacetes, luvas, botinas, óculos e demais itens que possam proteger o colaborador de acidentes como perfurações, cortes, colisões e afins;

Capacitação dos colaboradores: capacitar e treinar os funcionários é uma medida indispensável para que eles saibam como agir de forma segura em cada atividade e procedimento da empresa. Esses treinamentos devem ser feitos de maneira periódica e precisam ser devidamente documentados.


A seguir, você verá as principais medidas de segurança que devem ser adotadas para prevenir acidentes com máquinas e equipamentos.


Como evitar acidentes no trabalho com máquinas e equipamentos?

Para evitar acidentes no trabalho com máquinas e equipamentos, é fundamental seguir uma série de medidas de segurança. As principais são:

Conheça as normas e regulamentações

A norma que regulamenta os trabalhos com máquinas e equipamentos é a NR 12. Cabe à sua empresa ter profissionais capacitados para trabalhar seguindo essa norma, como engenheiros e técnicos de segurança do trabalho. São eles, inclusive, que devem orientar os trabalhadores e treiná-los para que sigam os requisitos mínimos para a segurança nesse tipo de trabalho.

Realize a Análise Preliminar de Risco (APR)

A APR é uma ferramenta muito utilizada para identificar e avaliar os riscos associados a uma determinada tarefa. Nas atividades com máquinas, os perigos potenciais a serem analisados podem estar relacionados a partes móveis, pontos de radiação, áreas de queda, riscos elétricos, entre outros. Essa análise é crucial para tomar as medidas corretas de prevenção.


Preze pela manutenção das máquinas

Todos os equipamentos e maquinários devem ser mantidos em bom estado de funcionamento. Por isso, realize inspeções regulares e manutenção preventiva para garantir que estejam funcionando corretamente e sem falhas. Além disso, substitua peças desgastadas e assegure-se da qualidade de todos os dispositivos de segurança.


Exija o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI)

O uso correto dos EPI’s é fundamental para evitar acidentes. Eles devem estar sempre em boas condições e a sua equipe deve utilizá-los durante toda jornada de trabalho, sempre prevendo o tempo de exposição a fatores de risco.


Invista em treinamento e capacitação

Todos os trabalhadores que operam máquinas e equipamentos ou trabalham próximo deles devem receber treinamento adequado. O treinamento inclui instruções sobre o uso correto das máquinas, procedimentos de segurança, identificação de riscos, além de orientações específicas para cada tipo de máquina.

Sinalização de segurança

A sinalização adequada, com placas de aviso, sinais luminosos e cores específicas, é fundamental para alertar sobre perigos e dar instruções de segurança. Essa é uma maneira rápida de se comunicar com a equipe e passar informações importantes visualmente.


Realize o bloqueio correto de equipamentos

Para a manutenção ou reparo de uma máquina, é essencial realizar o bloqueio dos dispositivos de energia, além de colocar etiquetas de advertência para impedir que a máquina seja ligada.


Fortaleça a cultura de segurança

Toda a sua equipe precisa estar alinhada com os objetivos organizacionais, sejam eles comerciais ou de segurança. Por isso, promova uma cultura de segurança no local de trabalho, conscientizando a sua equipe por meio de eventos, treinamentos, palestras, dinâmicas e outras iniciativas que incentivem a participação dos trabalhadores na identificação de riscos e sugestões de melhorias.

Ao seguir essas dicas e sempre seguir as normas de segurança do trabalho, é possível reduzir significativamente os riscos de acidentes com máquinas e equipamentos.

Não se esqueça de sempre manter seus processos, documentos e maquinários em conformidade com a NR 12. Em caso de dúvida, fale com a Amplus e solicite nossos serviços de Segurança no Trabalho com Máquinas e Equipamentos.


Para mais informações, acompanhe o nosso blog e as redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn.


1 visualização0 comentário
bottom of page