• Equipe Amplus

Ergonomia: entenda sua importância e benefícios no ambiente de trabalho



Um dos pilares de um ambiente de trabalho saudável, além da segurança e do clima organizacional, é a ergonomia.


A ergonomia diz respeito a um conjunto de técnicas e condições ideais para que os funcionários se sintam seguros, saudáveis e produtivos no ambiente ocupacional. É ela que permite um layout otimizado, com foco nas questões de grande importância para o conforto e bem-estar daqueles que ali trabalham.


Uma empresa que entenda a importância da ergonomia tem colaboradores mais saudáveis física, cognitiva e emocionalmente. E, se você ainda não está convencido sobre a necessidade de fazer uma análise ergonômica no seu negócio, então é melhor repensar o assunto.


Para que você compreenda um pouco melhor sobre o assunto, listamos abaixo 6 grandes benefícios de trabalhar a ergonomia na sua empresa.


Acompanhe a leitura e confira!


Oferece mais saúde e segurança para a equipe


Trabalhar em condições precárias e inadequadas é um dos fatores mais prejudiciais para a saúde humana. Por isso, a ergonomia é fundamental, de modo que previna quaisquer prejuízos à saúde dos colaboradores.


Quando você oferece uma boa iluminação, limpeza e comodidade para os profissionais da empresa, contribui para a prevenção da LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), duas doenças muito perigosas no ambiente ocupacional. Além disso, também previne sua equipe de problemas auditivos, respiratórios e até mesmo emocionais - o que é um verdadeiro ganho para a saúde no ambiente do trabalho.


Proporciona o aumento da produtividade


Por meio da implementação de um processo de análise e padronização da ergonomia, é possível aumentar a produtividade da equipe. Isso se dá por dois motivos, que são:

  1. Pela redução de faltas, que são muitas vezes causadas por lesões ou esforços repetitivos relacionados ao trabalho;

  2. Pela otimização das tarefas, que são concluídas com mais facilidade quando o colaborador está confortável e focado.


Melhora a imagem da empresa


Um espaço organizado, iluminado, ventilado e bem estruturado faz toda a diferença na imagem da organização (tanto interna quanto externa). Afinal, quando os equipamentos e mobiliários proporcionam conforto e qualidade de vida para aqueles que os utilizam, você desperta a empatia e a satisfação de todos.


Ou seja, além de você melhorar a imagem da empresa entre os colaboradores, as pessoas que a visualizam de fora (como clientes, fornecedores e investidores) também percebem os seus valores e confiam na sua integridade.


Evita processos trabalhistas


Diante do Ministério do Trabalho, toda empresa que tenha ao menos um funcionário contratado deve seguir as normas regulamentadoras do trabalho. Isso significa que, caso você não siga essas normas, é possível enfrentar multas, embargos e punições pelos órgãos fiscalizadores.


Isso, por si só, já é um motivo e tanto para você investir na ergonomia. Porém, ainda há mais uma razão: quando você segue todas as prerrogativas legais, é possível se proteger e até evitar processos trabalhistas em virtude de alguma doença desenvolvida no ambiente de trabalho.


Reduz os custos


Prezar pela infraestrutura e ergonomia no trabalho é tão benéfico que, ao reduzir as chances de acidentes e doenças ocupacionais, você consequentemente reduz os custos e despesas empresariais.


Sim, isso mesmo. A redução de custos é possível pelo fato de que há menos funcionários afastados por questões de saúde. Além disso, você evita gastos adicionais com plano de saúde, auxílio-doença e até mesmo com indenizações trabalhistas.


Promove a valorização profissional


Colaboradores satisfeitos e saudáveis, ambiente harmonioso e empresa íntegra. O que mais uma organização poderia querer?


Uma empresa que preza pela ergonomia e pelas boas condições de trabalho transmite um sentimento de reconhecimento e motivação para todos ao seu redor. O que leva os colaboradores a se sentirem confortáveis e empenhados a crescerem profissionalmente!


Portanto, se você quer uma equipe crescendo junto, com olhos no futuro e no sucesso organizacional, não deixe esse fator de lado. A valorização profissional contribui para a retenção de talentos, o que é uma grande vantagem competitiva diante da concorrência.


Percebeu como é muito importante manter a ergonomia no ambiente de trabalho? Então é hora de colocar em prática algumas ações para efetivamente implementá-la!


Para isso, o primeiro passo é identificar as deficiências ergonômicas em todos os setores e traçar medidas para eliminá-las. Caso você não tenha uma equipe formada por profissionais da área de saúde e segurança do trabalho na sua empresa, fale com a Amplus Saúde. Estamos prontos para oferecer o melhor para a qualidade do seu negócio!


Gostou da leitura? Compartilhe com sua rede de contatos!


Você também pode se interessar por essas 6 estratégias eficientes para reduzir o índice de absenteísmo na sua empresa.


7 visualizações0 comentário

©  2016 Amplus Saúde . Todos os direitos reservados . Criado por yoh Ideias

  • White Facebook Icon