• Equipe Amplus

6 maneiras de fortalecer a cultura de segurança da sua empresa



A cultura de segurança é um conjunto de procedimentos, comportamentos, conhecimentos e crenças que, coletivamente, promovem uma grande mudança nos padrões de segurança de uma empresa.

É através da cultura de segurança que uma organização atinge eficiência na redução de riscos e prevenção de acidentes ocupacionais. Por isso, ela precisa ter um alto nível de maturidade, sendo fortalecida a partir da mudança do pensamento dos colaboradores e das orientações passadas pelos líderes e gestores. Além disso, ela deve condizer com a missão, visão e valores da organização.

Desse modo, é importante que a cultura seja implementada sem hierarquia, sendo adotada e respeitada por profissionais de todos os setores e níveis.

Caso a cultura de segurança da empresa não seja sólida, as consequências são a baixa produtividade, as falhas nas operações e até mesmo os acidentes fatais.

Neste post, apresentamos 6 maneiras de fortalecer a cultura de segurança da sua empresa e engajar seus colaboradores nessa missão. Acompanhe.

Mapeie os riscos em cada processo

Para uma análise objetiva e completa de todos os riscos nos processos da empresa, faça isso de maneira visual. Ou seja, faça o mapeamento de todos os setores e etapas produtivas e como elas se relacionam entre si.

Essa visão ampla permite que você encontre oportunidades de otimização e também os perigos e riscos relacionados a cada operação. A contratação de uma empresa de Saúde e Segurança do Trabalho pode ser necessária, para fazer uma Análise Preliminar de Riscos com eficiência e dentro das normas de segurança.

Pratique a liderança ativa

A presença dos líderes na rotina das operações tem um poder extremamente importante. Ao estar ao lado dos colaboradores, orientando e contribuindo nas atividades, é possível alcançar resultados com mais facilidade, o que reflete na qualidade de vida e na prevenção de acidentes.

Sabe por que isso acontece? Porque além da supervisão ativa, os colaboradores também se sentem motivados a seguirem as medidas corretas, garantindo um trabalho seguro.

Engaje os colaboradores

Nenhuma cultura é criada, fortalecida ou difundida por uma única pessoa. É essencial que ela conte com a colaboração e participação de todos, transmitindo sua mensagem entre os mais diversos níveis.

A vantagem de engajar os colaboradores é que eles também se sentirão protagonistas nas ações de segurança, contribuindo com sugestões, feedbacks e alertas.

Realize treinamentos periódicos

Funcionários bem treinados trabalham com mais segurança, foco, conhecimento e confiança. Eles conhecem profundamente os riscos aos quais estão expostos e, por isso, seguem facilmente as medidas de segurança exigidas. Tudo isso resulta no fortalecimento da cultura de segurança.

Vale lembrar que os treinamentos de segurança são obrigatórios e devem seguir as disposições das Normas Regulamentadoras vigentes.

Estabeleça diálogos de segurança

No âmbito da Saúde e Segurança do Trabalho, uma ferramenta de grande importância é o Diálogo Diário de Segurança (DDS). Como o próprio nome indica, essa conversa deve ser feita diariamente com os trabalhadores, apontando os riscos no trabalho e como evitá-los.

Esses diálogos servem para reforçar as atitudes que preservam vidas, mantendo a saúde e a segurança no trabalho. Eles também são uma ótima oportunidade de tirar dúvidas, apontar melhorias e indicar erros que devem ser evitados.

Realize campanhas de conscientização

Durante todo o ano, existem diversos momentos em que sua empresa pode se aproveitar para reforçar a segurança do trabalho. O Abril Verde é um deles. Mas, além disso, também existe a SIPAT, sigla para a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho.

Durante toda a semana, você tem a oportunidade de promover ações, palestras, gincanas e treinamentos que colocam o colaborador como protagonista da segurança do trabalho. Essa é mais uma maneira de mostrar aos profissionais o papel indispensável que eles têm na segurança não só deles mesmo, como de todos os envolvidos.

Ao envolver os funcionários em todos os processos de prevenção de acidentes, você faz com que todos sigam a cultura de segurança.

No entanto, tenha em mente que isso não acontece da noite para o dia. Tudo é uma questão de pequenas atitudes diárias que promovem grandes mudanças ao longo do tempo.

Gostou das dicas? Então você também pode se interessar por: Segurança do Trabalho: Quais as responsabilidades da minha empresa?

Para mais conteúdos relacionados à segurança do trabalho, acompanhe o nosso blog.


94 visualizações0 comentário