• Equipe Amplus

Exame admissional: entenda sua importância e como funciona



O Exame Admissional é um procedimento obrigatório a todas as empresas que contratam funcionários pelo regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Esse exame avalia as condições físicas e mentais do trabalhador com o objetivo de atestar se ele está apto ou não para desempenhar sua função.


Mesmo sabendo da obrigatoriedade deste exame, muitos empregadores não enxergam a sua devida importância.


No artigo de hoje, vamos te explicar como o exame admissional funciona e, a partir de então, você entenderá melhor a relevância dele para a sua empresa.


Conheça a importância do Exame Admissional


Como já falamos acima, este exame é obrigatório e está previsto no artigo 168 da CLT. Independentemente do ramo de atuação de uma empresa, todos os profissionais contratados precisam passar pelo exame admissional. Com ele, é possível estabelecer um panorama inicial da saúde dos colaboradores e, assim, trabalhar em programas de prevenção com o objetivo de minimizar riscos ocupacionais e acompanhar a saúde de todos os envolvidos.


É por isso, inclusive, que toda empresa deve implementar o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). Neste programa, fica estabelecido quais exames os colaboradores devem fazer e em qual intervalo de tempo.


Como o Exame Admissional funciona?


O procedimento é feito por meio de uma avaliação médica em que se realizam diversos exames, definidos de acordo com as atividades que o colaborador contratado irá desempenhar. Isso significa que os procedimentos realizados no exame admissional de um operador portuário não serão os mesmos que os exigidos para um operador de telemarketing, por exemplo.


Lembrando que tal exame deve ser solicitado e agendado pelo próprio empregador antes do funcionário iniciar suas atividades. Inclusive, o pagamento também deve ser feito pela empresa.


Essa avaliação é feita por médico especialista do trabalho que, ao final do exame, emite o ASO (Atestado de Saúde Ocupacional). Esse atestado é um documento que afirma se o trabalhador está em condições de saúde adequadas para executar as tarefas exigidas em seu novo emprego.


Os procedimentos de triagem mais comuns durante um exame admissional são:


  • Entrevista para conhecer mais sobre as condições de vida e histórico familiar da pessoa;

  • Medição da pressão arterial e da frequência cardíaca;

  • Avaliação da postura, peso e altura;

  • Avaliação psicológica;

  • E, em alguns casos, pode haver a necessidade de exames complementares, como eletrocardiograma, audiometria e exame de acuidade visual.


Testes de gravidez e de HIV não são permitidos e jamais devem ser realizados para esse tipo de exame. Já o teste toxicológico é exigido na contratação de motoristas de caminhão, ônibus, empilhadeira, etc.


Entendeu a importância do exame admissional?


Agora que você já sabe porque os colaboradores da sua empresa precisam realizá-lo, não deixe de se programar. A realização do exame com emissão do ASO antes do início das atividades do colaborador previne a sua empresa de penalidades e multas e ainda garante a segurança de toda a equipe.


A Amplus Saúde está sempre à disposição para cuidar da saúde do seu negócio. Clique aqui e fale conosco para agendar os exames dos seus futuros empregados.


9 visualizações0 comentário