• Equipe Amplus

Outubro Rosa: o papel das empresas na conscientização e prevenção do câncer de mama



O câncer de mama é o tipo de neoplasia mais comum entre as mulheres no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. Ele corresponde a cerca de 28% dos novos casos de câncer em mulheres.

Esse número é mais do que significativo: é alarmante. Mas é importante saber que sua incidência pode ser diminuída e dificultada com alguns cuidados constantes. Isso porque cerca de 80% a 90% dos casos de câncer de mama têm seu desenvolvimento facilitado por fatores externos e comportamentais. Ou seja, pela má alimentação, pelo sedentarismo, pelo consumo de bebidas alcoólicas e pelo sobrepeso.

Quanto mais cedo o diagnóstico e o tratamento dessa doença, maiores as chances de cura.

Com esse panorama, já fica clara a importância e a necessidade das campanhas de conscientização do câncer de mama. Por isso, hoje vamos te explicar o papel que sua empresa tem no Movimento Outubro Rosa.

Sobre o Câncer de Mama e o Outubro Rosa

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada das células da mama, que se modificam e formam um tumor.

O sintoma mais comum da doença é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor e irregular, na mama ou nas axilas. Outros sinais que podem indicar um tumor são alterações na pele da mama, retração cutânea, inversão, descamação ou ulceração do mamilo e secreção anormal saindo dos bicos dos seios.

Conhecer o próprio corpo e prestar atenção aos sinais é de extrema importância para o diagnóstico precoce da doença. É a partir dessa premissa que entram as ações do Outubro Rosa.

O movimento Outubro Rosa é uma campanha mundial de conscientização e alerta para o diagnóstico precoce do câncer de mama.

No Brasil, o primeiro acontecimento relacionado ao Outubro Rosa foi em 2002, através da iluminação rosa do Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera). A partir de então, ele ganhou força no país, mobilizando pessoas, entidades, instituições e empresas para apoiar e divulgar a causa.

Sim, as empresas têm um papel fundamental na divulgação do tema. São suas campanhas de comunicação externa e interna que levam a informação a um grande número de pessoas, despertando o alerta à saúde da mulher.

Qual o papel das empresas no combate ao câncer de mama?

As empresas têm grande responsabilidade dentro deste movimento, pois é no ambiente ocupacional onde a maioria das pessoas passa grande parte dos seus dias. E, assim como os cuidados no trabalho, os cuidados com a saúde também precisam fazer parte da nossa rotina.

Além disso, a produtividade e o bem-estar no ambiente de trabalho estão diretamente ligados à saúde do profissional.

Deste modo, uma organização que adere às ações de combate ao câncer de mama está contribuindo para a saúde das suas colaboradoras. Afinal, essa atitude irá instruir as mulheres sobre os exames periódicos e sobre as atitudes que proporcionam uma vida saudável.

E isso vai além, pois quando um profissional toma consciência do que fazer para prevenir a doença, ele pode levar a mensagem para suas familiares, amigas e colegas.

Mesmo com práticas simples, a mensagem pode chegar aos grupo de interesse. Abaixo, elencamos algumas ações de Outubro Rosa para você promover na sua empresa e conscientizar a todos:

  • Distribuir cartilhas e cartazes explicando os sintomas, medidas de prevenção e diagnóstico da doença;

  • Incentivar o uso de camisetas e uniformes cor-de-rosa, que são o símbolo da luta contra o câncer de mama;

  • Promover palestras e dinâmicas de conscientização (que podem até ser online) com foco no diagnóstico precoce;

  • Criar campanhas na internet, como disparos de e-mail marketing e postagens nas redes sociais;

  • Instituir um dia específico no ano para que todas as mulheres da empresa agendem seus exames de rotina.

E, principalmente, a adoção de uma política com foco na saúde da equipe. Incluso nessa política devem estar o acompanhamento dos exames periódicos e a parceria com clínicas que têm foco na saúde ocupacional.

Essas são algumas ações que você pode implementar na sua organização durante mês de outubro. É importante ressaltar que os cuidados com a saúde dos colaboradores não devem se limitar a um único mês.

Faça a sua parte e preserve a vida das mulheres à sua volta.

Abrace a causa do Outubro Rosa!

Gostou do conteúdo? Aproveite para ler o nosso artigo sobre Os exames que toda mulher deve fazer para manter a saúde em dia.

Quais ações a sua empresa tem implementado? Conte para nós nos comentários.


©  2016 Amplus Saúde . Todos os direitos reservados . Criado por yoh Ideias

  • White Facebook Icon