• Equipe Amplus

Presenteísmo: entenda o que é e como isso impacta a sua empresa



Você sabia que existe um problema de produtividade entre os colaboradores que afeta muitas organizações, trazendo mais prejuízos do que o absenteísmo? Se você não sabe do que estamos falando, é melhor ficar alerta. No artigo de hoje, você verá o que é o presenteísmo e porque ele deve ser evitado na sua empresa.

O que é o presenteísmo e como ele impacta a empresa?

Presenteísmo consiste em ter um profissional fisicamente presente em seu local de trabalho, que cumpre corretamente a jornada diária, mas que apresenta um baixo rendimento e envolvimento nas atividades.

O presenteísmo pode ser observado naquele colaborador desanimado, que não consegue se dedicar totalmente às suas tarefas e não vê a hora de ir pra casa. É como estar com o corpo presente, mas o pensamento em outro lugar, sem interesse em estar na empresa.

Às vezes, o colaborador pode não ter uma queda na produtividade, mas passa a ser menos participativo e proativo no dia a dia. Sua dedicação não é mais a mesma, entregando apenas o necessário, como se o trabalho estivesse no modo automático.

Então, diferente do absenteísmo, que se caracteriza pela ausência do profissional no ambiente de trabalho, o presenteísmo esconde um problema ainda maior. Isso porque o trabalhador não falta ao trabalho, seguindo o protocolo, mesmo desejando estar em outro lugar.

Vale lembrar que esse problema não é uma culpa exclusiva do trabalhador! É muito importante que você entenda os motivos pelo qual o presenteísmo acontece.

Principais causas do presenteísmo

O presenteísmo pode ser causado tanto por aspectos pessoais quanto por questões relacionadas ao próprio trabalho. Porém, alguns dos principais motivos que podemos citar são:

  • Estresse causado por questões familiares ou preocupações financeiras;

  • Problemas de saúde que não geram afastamento;

  • Transtornos psicológicos, como ansiedade e depressão;

  • Falta de valorização profissional;

  • Sobrecarga de trabalho;

  • Insatisfação com o clima organizacional;

  • Frustração e baixa perspectiva de crescimento na empresa.

As consequências de todos esses fatores citados acima é que eles afetam o emocional do colaborador. Isso prejudica não só o seu desempenho no trabalho, como também a sua motivação em outras esferas da vida.

Além disso, o presenteísmo reduz a produtividade da empresa, que pode sofrer com entregas fora do prazo e clientes insatisfeitos. Em determinados casos, isso prejudica a equipe toda, que precisa lidar com os erros, as falhas e a procrastinação do colega de trabalho desmotivado.

No entanto, não pense que o desligamento desse funcionário é a melhor solução para evitar o presenteísmo. Existem estratégias mais eficientes que podem ser adotadas para combater esse problema e ainda manter bons profissionais no seu time.

Como prevenir e evitar o presenteísmo na empresa?

Na maioria das vezes, a melhor maneira de combater o presenteísmo é com mudanças na empresa, focando na prevenção do problema. Independentemente do ramo de atuação do seu negócio, o ambiente de trabalho precisa ser saudável, com relações de trabalho leves e suporte aos colaboradores. Por isso, aqui vão 5 dicas:

  1. Garanta que a comunicação dentro da empresa seja sempre empática, clara, transparente e bilateral. Todos devem fazer parte disso, seja com feedbacks, sugestões, ideias ou críticas;

  2. Estimule o engajamento dos colaboradores, para que eles tenham espaço para inovar, testar novas ideias e propor otimizações;

  3. Incentive o trabalho em equipe, para que os profissionais percebam que eles fazem parte de um todo e possuem valor para seus colegas do time;

  4. Promova a qualidade de vida, reduzindo a pressão, a sobrecarga de trabalho, as longas jornadas e o cansaço físico. Se possível, estabeleça horários flexíveis e institua mais intervalos para descanso;

  5. Invista em programas voltados para ergonomia e saúde, assegurando que o espaço de trabalho seja seguro, confortável e agradável para a saúde física e mental dos profissionais.

Entenda que as ações focadas no bem-estar e na qualidade de vida da sua equipe são fundamentais para evitar o presenteísmo, o absenteísmo e até problemas de rotatividade.

Para mais informações a respeito do assunto, acompanhe o nosso blog. Fale com a Amplus para contratar os melhores programas de saúde e segurança para o seu negócio.


23 visualizações0 comentário