• Equipe Amplus

Estratégias para prevenir acidentes e doenças ocupacionais



Os acidentes e doenças ocupacionais são um dos maiores problemas enfrentados pelas empresas no Brasil. Segundo estudo da OIT (Organização Internacional do Trabalho), o país aparece na quarta posição dos países com mais acidentes e mortes por acidentes de trabalho no mundo. Deste modo, ele perde apenas para a China, os Estados Unidos e a Rússia.


Levando em consideração o número bastante elevado e preocupante, precisamos colocar em evidência a necessidade das empresas investirem em prevenção.


A prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, inclusive, é exigida e obrigatória por lei e pelas normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego. Mas mesmo com rigorosa fiscalização, as fatalidades continuam a acontecer.


Para combater possíveis riscos aos colaboradores, conheça 6 estratégias de SST que vão te ajudar a evitar acidentes e doenças ocupacionais na sua empresa.


Informe os riscos aos profissionais

Todo colaborador deve saber o risco que ele corre ao realizar determinada atividade. Seja uma operação de máquina ou um trabalho em altura, ele precisa estar ciente dos perigos no ambiente e das operações. Com esse conhecimento, o profissional consequentemente entenderá as medidas de proteção e prevenção.


Não pense apenas nos riscos de acidentes, pois eles vão além disso! Eles podem ser químicos, biológicos, físicos e ergonômicos. Tendo tudo levantado, promova palestras, reuniões e treinamentos para informar seus colaboradores sobre esses pontos de atenção e cuidado.


Siga rigorosamente a legislação

A melhor maneira de mitigar os acidentes de trabalho na sua empresa é cumprindo com a lei. Sabe por quê?


Porque atualmente, o Ministério do Trabalho e Emprego mantém em vigor 37 normas regulamentadoras, todas com regras e disposições de Saúde e Segurança do Trabalho. Se a sua empresa seguir as orientações destas normas, evidentemente irá reduzir as possibilidades de um colaborador se acidentar ou desenvolver uma doença ocupacional.


Forneça EPI e EPC de qualidade

Falando em lei, a atual exige que toda empresa que possui riscos ocupacionais forneça EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) aos colaboradores. Estes equipamentos, como botas, óculos, luvas e cintos, devem ser adequados e precisam estar de acordo com as exigências essenciais de segurança.


Além disso, os EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva) também precisam ser instalados, como placas e sinalizações que instruam seus colaboradores sobre como se portar de maneira segura e consciente.


Evite atividades executadas na pressa e no improviso

Visando a produtividade e a agilidade, muitas empresas e profissionais acabam improvisando operações, negligenciando a segurança no ambiente de trabalho. Com isso, muitos acidentes e as doenças ocupacionais são desencadeados.


Por isso, sempre planeje as atividades, levando em consideração todo o cuidado e atenção que os envolvidos devem ter. Do contrário, é impossível manter as medidas de prevenção, e o prejuízo afeta não apenas os colaboradores, como também a sua empresa.


Mantenha os exames periódicos em dia

Enquanto os acidentes acontecem por descuido durante as operações, as doenças se desenvolvem porque não há um acompanhamento contínuo da saúde do colaborador. Então, para evitar essas situações que se originam de maneira silenciosa, é preciso que os seus colaboradores sempre realizem os exames médicos periódicos.


Isso permite que as informações de saúde da sua equipe fiquem atualizadas. Com essa atualização, é possível acompanhar o bem-estar dos colaboradores e diagnosticar, prevenir e tratar as doenças ocupacionais logo no início.


Outro diferencial que os exames trazem para a sua empresa é que, caso haja um alto volume de acidentes ou doenças ocupacionais, você consegue analisar o que está errado e como isso pode ser solucionado.


Conte com o apoio de especialistas

Uma empresa especializada em SST é a parceira fundamental para você fortalecer a cultura de segurança do seu negócio. Com essa parceria, você implementa medidas corretas e funcionais de prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.


A Amplus Saúde está aqui para te ajudar. Além da nossa experiência e consolidação no mercado, temos profissionais capacitados com amplo conhecimento da legislação de segurança, prontos para oferecer soluções personalizadas conforme as demandas da sua organização.


Clique aqui e fale conosco para solicitar um atendimento especializado.


E se você gostou desse artigo, não pare por aqui. Descubra também a Importância do Técnico de Segurança do Trabalho para a sua empresa.


Fontes: Imtep e Beecorp

14 visualizações0 comentário