• Equipe Amplus

Ambiente de trabalho: 6 fatores que determinam a qualidade de vida no trabalho e como aplicá-los



A qualidade de vida no ambiente de trabalho deve ser uma preocupação de todo gestor. Sabe por quê?


Para que um negócio cresça e prospere, é necessário que toda a sua equipe trabalhe para isso. E, neste sentido, é fundamental que a empresa valorize e incentive todos que fazem parte dela.


Apesar dessa premissa parecer óbvia, muitas empresas se esquecem dos fatores que resultam no incentivo e na promoção do bem-estar de cada um de seus colaboradores.


Você quer saber quais são as ações para promover o bem-estar e a qualidade de vida no ambiente ocupacional?


Então acompanhe a leitura e conheça 6 fatores que determinam a qualidade de vida no trabalho!


1 - Cuidados com a saúde


Qualidade de vida e saúde são praticamente sinônimos e é por isso que sua empresa não pode deixar de oferecer cuidados para todos os colaboradores.


Além de desenvolver ações que incentivem o profissional a cuidar de si mesmo, a organização pode oferecer vale-refeição e estabelecer um controle médico de saúde ocupacional, que é elaborado pelo médico do trabalho no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).


O PCMSO, junto ao benefício do vale-refeição, possibilita que o colaborador tenha uma alimentação saudável e mantenha a saúde em dia, evitando doenças.


2 - Combate ao estresse


Um colaborador estressado é menos produtivo, pois a irritabilidade prejudica o rendimento e pode até afetar a saúde do indivíduo.


Portanto, adote medidas que combatam sobrecarga e conflitos no ambiente de trabalho!


Você pode fazer isso pelo incentivo da comunicação, pela adequação do ambiente a um local mais aconchegante e pelo respeito aos direitos do trabalhador.


A melhoria do clima organizacional também pode ser promovida por exercícios e ginásticas laborais, que proporcionam sensação de relaxamento e bem-estar.


3 - Oferecer instalações adequadas


Outro requisito básico em qualquer ambiente de trabalho é sua condição estrutural. Sim, uma instalação de trabalho com condições adequadas é primordial para a qualidade de vida dos colaborador.


Não basta oferecer assentos e mesas confortáveis. É preciso se atentar à iluminação do ambiente, à ergonomia, aos equipamentos utilizados e à higiene do local.


E você não pode se esquecer que, dentro de todos esses elementos, encontra-se a segurança das instalações. Esteja em dia com a manutenção de equipamentos e do espaço de trabalho.


4 - Respeitar os intervalos e pausas


A sobrecarga de trabalho é um dos principais fatores que levam um profissional a desenvolver uma doença ocupacional.


Para evitar que isso aconteça, é imprescindível que sejam respeitados os intervalos entre as horas trabalhadas. A pausa para descanso e alimentação são partes essenciais da qualidade de vida do trabalhador.


Além disso, não abuse das horas extras. O excesso de trabalho e o cansaço aumentam os riscos de erros e até acidentes ocupacionais.


5 - Acompanhar os exames ocupacionais


Os exames ocupacionais, além de serem documentos fundamentais para o setor administrativo de uma empresa, são indispensáveis também para a saúde do colaborador.


É com a atualização dos exames que você tem a certeza de que a saúde da sua equipe está em dia e que todos estão com condições de realizar suas atividades.


Esses exames devem ser periódicos e orientam o trabalhador a conhecer os riscos ocupacionais no ambiente de trabalho, sejam eles físicos, biológicos ou ergonômicos.


6. Promova ações de conscientização


Além de todas as ações por parte da empresa, os trabalhadores que fazem parte dela também devem ter boas práticas. Incentive sua equipe a aplicar ações que alimentem e otimizem a qualidade de suas atividades no ambiente de trabalho, como palestras por webinars e disponibilização de cartilhas que tratem sobre o bem-estar ocupacional. Com isso, seu time se sente valorizado e propaga as ideias em todas as demais ações.


Agora, você já sabe quais fatores são capazes de promover a qualidade de vida no ambiente laboral e como ela pode ser vantajosa para o sucesso do seu negócio, não deixe de aplicá-los!


Aproveite também para conhecer 4 motivos para investir em saúde e segurança ocupacional na sua empresa.


E se você gostou das nossas dicas, compartilhe este post nas suas redes sociais!

3 visualizações

©  2016 Amplus Saúde . Todos os direitos reservados . Criado por yoh Ideias

  • White Facebook Icon