• Equipe Amplus

Qualidade de vida no trabalho: 6 dicas para implementar na empresa



A qualidade de vida no trabalho é um assunto que vem ganhando cada vez mais força nos últimos anos. Afinal, não é por menos: diversas pesquisas no mercado já apontam que a satisfação dos colaboradores é um ponto chave para o sucesso de uma empresa.

Isso porque trabalhadores mais satisfeitos, felizes e saudáveis trazem muito mais resultados para a produtividade de uma empresa. Além disso, empresas que investem em qualidade de vida conseguem gerir times mais ativos e de alto desempenho.

Sendo assim, a qualidade de vida no trabalho deve ser uma prioridade de qualquer negócio, não importa o segmento.

Quer saber como a sua empresa pode investir na qualidade de vida dos colaboradores? Então este artigo é para você!

Mas, antes de conferir as estratégias que separamos para você, entenda o que impacta na qualidade de vida de um profissional.

Fatores que definem a qualidade de vida do trabalhador

Muitos empresários ainda entendem que a qualidade de vida se resume em promover segurança e saúde no trabalho. É claro que um ambiente de trabalho seguro e saudável é muito importante para o bem-estar do trabalhador. Porém, existem outros fatores que influenciam na qualidade de vida. São eles:

  • Incentivo e reconhecimento por parte das lideranças;

  • Bons relacionamentos com os colegas de trabalho;

  • Satisfação do colaborador com suas funções;

  • Perspectiva de carreira dentro da empresa;

  • Possibilidade de desenvolvimento pessoal e profissional;

  • Ambiente físico seguro e confortável;

  • Remuneração e benefícios justos e adequados;

  • Liberdade de contribuir com ideias e tomar decisões;

  • Clima organizacional saudável.

Resumidamente: a qualidade de vida no trabalho consiste no equilíbrio entre o bem-estar físico, mental e emocional, além das relações sociais. Tudo isso proporciona uma excelente experiência para os colaboradores e ainda trazem inúmeras vantagens para a empresa, como você verá a seguir.

Importância da qualidade de vida no trabalho

A qualidade de vida no trabalho traz benefícios para os trabalhadores que são valorizados e também para as empresas, pois otimizam a cultura organizacional e têm um significativo aumento em seus resultados.

Os benefícios desse investimento se ramificam nas mais diversas áreas da empresa. No RH, por exemplo, isso é percebido pela retenção de talentos, pela redução da taxa de rotatividade e a queda do absenteísmo. Já no setor financeiro, é possível perceber uma economia de custos, tendo em vista que despesas relacionadas a tratamentos de saúde são reduzidas.

Nos resultados externos, a importância da qualidade de vida no trabalho fica ainda mais evidente, pois a produtividade aumenta e, consequentemente, as entregas melhoram, mais clientes podem ser atraídos e a imagem da empresa no mercado se fortalece.

Tendo em vista essas vantagens, fica claro que você não pode deixar o bem-estar do seu time de lado. Por isso, confira agora 6 dicas para promover a qualidade de vida na sua empresa.

Estratégias para promover a qualidade de vida no trabalho

1. Faça pesquisas de satisfação

Se você não souber o que os seus empregados pensam, dificilmente saberá o que precisa ser melhorado para que eles se sintam bem dentro da empresa.

Por isso, invista na realização das pesquisas internas. Pergunte sobre os seus anseios, sobre suas demandas, sobre os objetivos que eles possuem dentro da organização e sobre o que os motiva diariamente. Tudo isso é importante para que você saiba como proporcionar o melhor para que eles realizem suas atividades com qualidade e bem-estar.

2. Foque no desenvolvimento do colaborador

Ninguém quer ficar estagnado na vida profissional. Portanto, é bem provável que grande parte dos seus funcionários tenham grandes expectativas de crescer na empresa e de se destacar no setor em que trabalham.

A sua empresa tem um papel fundamental na qualificação desses profissionais. Forneça treinamentos, cursos, integrações e desafios para eles. Essa é uma ótima forma de capacitá-los para novas tarefas e também de trazer mais inovações para a organização.

3. Reconheça as conquistas individuais e coletivas

Nada melhor do que aquela sensação de ter o seu valor reconhecido pelas atividades desenvolvidas, não é mesmo? Essa é uma das melhores recompensas, pois demonstra que você é significante para os resultados da empresa.

Por isso, sempre que uma meta for alcançada ou um resultado positivo for conquistado, celebre esses momentos. Parabenize o seu time e, se possível, invista em bônus e premiações. Isso estimula os profissionais a buscarem ter sempre um bom desempenho nas atividades, além de fazer com que eles se sintam bem em fazer parte da equipe.

4. Invista em ergonomia

Como já falamos acima, a qualidade de vida também está relacionada à saúde e à segurança no ambiente de trabalho. Isso torna a ergonomia um ponto de grande atenção na sua empresa.

Se você ainda não possui postos de trabalho ergonômicos, com cadeiras confortáveis, maquinários revisados e equipamentos com a manutenção em dia, está na hora de mudar esse cenário. Essas ações são indispensáveis para evitar doenças como LER/DORT, dores na coluna, no pescoço e até mesmo acidentes ocupacionais.

5. Aposte nos programas de saúde e segurança

Existem diversos programas de Saúde e Segurança do Trabalho que muitas vezes são negligenciados pelas empresas. Porém, quando implementados, eles trazem diversos benefícios, como a periodicidade na realização dos exames médicos, a redução de riscos ambientais e a prevenção de acidentes.

Para ter os melhores resultados, conte com o apoio de uma empresa especializada em SST para planejar estrategicamente os programas, de acordo com os seus objetivos e com as exigências da lei.

6. Ofereça suporte psicológico

Existem diversos fatores no local de trabalho que podem afetar a saúde mental de um colaborador, como o ambiente competitivo, a pressão das entregas, os prazos repentinos e outras situações. Tudo isso faz com que eles fiquem sob constante estresse e ansiedade, e a sua empresa precisa mitigar isso.

O ideal é que você crie um ambiente saudável para que os colaboradores possam expressar seus sentimentos de maneira segura. Se possível, contrate um psicólogo para a empresa.

E o mais importante: não sobrecarregue o seu time. Qualidade de vida depende de leveza, flexibilidade e conforto e, se você não fornecer isso para os colaboradores, pode estar abrindo portas para sérios prejuízos organizacionais.

E aí, ficou clara a importância de cuidar da qualidade de vida da sua equipe? Então não deixe a oportunidade passar diante dos seus olhos!

Coloque essas estratégias em prática com ajuda da Amplus Saúde. Entre em contato conosco e conheça todas as soluções que temos a oferecer.

Fontes:

Beecorp e Conexa Saúde

6 visualizações0 comentário