• Equipe Amplus

Como preservar a saúde mental no trabalho durante a pandemia?



Muito se fala sobre cuidar da saúde física durante a pandemia. Mas, em momentos delicados como esse, cuidar da saúde mental também é fundamental, principalmente no ambiente de trabalho.

Todos nós estamos vivenciando um momento de insegurança, onde não há total conhecimento sobre as melhores formas de proceder. Com isso, as incertezas e as mudanças causadas pela pandemia de Covid-19 podem abalar a saúde mental, causando estresse e ansiedade principalmente a quem precisa sair de casa para trabalhar.

É por isso que, no blog de hoje, trazemos 5 cuidados para com a saúde mental dentro e fora do ambiente de trabalho. Confira:

1 – Faça do ambiente de trabalho um espaço mais saudável

Neste momento, gestores e empregadores já devem seguir as medidas de higiene e segurança propostas pelas autoridades. No entanto, para que o ambiente de trabalho seja efetivamente saudável, o trabalhador também deve fazer sua parte.

Além das práticas de higiene, o clima ocupacional fica melhor quando há colaboração e proatividade na execução das tarefas.

Todos nós estamos ansiosos, mas essa tensão não deve tomar conta do local de trabalho. Por isso, é preciso cultivar uma cultura corporativa amigável e descontraída. Ofereça ajuda aos colegas de trabalho, converse sobre temas leves nos intervalos das atividades e promova o bem-estar com atitudes simples e amigáveis.

2 – Cuidado com o excesso de informações

A todo o momento surgem informações novas sobre a pandemia. Por mais importante que a informação seja para as adequações laborais e comportamentais, consumir notícias em excesso pode sobrecarregar o seu emocional.

Neste ponto, busque se informar apenas uma vez ao dia, apenas por fontes confiáveis, para não cair em notícias falsas.

Ao mesmo tempo, evite compartilhar notícias negativas com as pessoas ao seu redor, para não tornar o clima pesaroso. Converse e compartilhe experiências positivas, construindo um pensamento mais otimista.

3 – Cuide bem do seu sono

A sobrecarga emocional do momento atual e das atividades no trabalho podem te deixar cansado ao final do dia. Esses fatores, juntamente a um trabalho pesado ou uma jornada de trabalho muito longa, exigem que o seu corpo descanse.

Agora, mais do que nunca, é importante que você cuide melhor do seu sono. Respeite os horário de descanso e procure manter um padrão de sono de qualidade, para acordar restaurado no dia seguinte.

A qualidade do sono influencia na energia, disposição e humor da pessoa. Não obstante, o sistema imunológico também se fortalece, o que é indispensável na prevenção da Covid-19.

4 – Respeite o próximo

Você não é o único que está enfrentando medos e preocupações. Por mais que o momento seja delicado, é importante ter empatia com o próximo e entender que ele pode estar passando por dificuldades.

As pessoas têm formas diferentes de lidar com a preocupação o estresse e o pânico. Se coloque no lugar do outro e construa uma rede de apoio com seus clientes e colegas de trabalho.

A empatia deve se estender também nas medidas de prevenção. Proteger o próximo é proteger a si mesmo! Portanto, respeite o distanciamento, evite contato físico e seja solidário com quem precisa. Atitudes de amor ao próximo são ótimas para nos ajudar a lidar com períodos de crise.

5 – Procure suporte psicológico

Seja uma assistência profissional no local de trabalho, uma consulta ao psicólogo por conta própria ou uma simples conversa com um familiar, a busca por apoio deve ser considerada.

Esse suporte pode lhe dar ótimos conselhos e orientações para aliviar o estresse. Como práticas que fujam da rotina ou até mesmo a adoção de novas práticas ao dia-a-dia.

Se você estiver inseguro para falar sobre seus sentimentos, coloque suas frustrações no papel. Falar e escrever sobre o que sentimos é uma forma eficiente de entender o que estamos passando e buscar soluções para enfrentar essas situações.

Uma mente saudável é essencial para uma vida saudável!

Cuidar da saúde mental é extremamente importante, seja na prevenção de um vírus, no fortalecimento do corpo ou na maneira de lidar com os dias difíceis.

Aplique essas dicas no dia-a-dia e compartilhe com seus colegas de trabalho! Você verá como simples atitudes podem fazer a diferença na motivação e na produtividade de cada um de vocês.

Gostou do conteúdo? Então você também pode se interessar pelo nosso blog sobre A importância da saúde e segurança no trabalho nos tempos atuais.

Informações: OMS (Organização Mundial da Saúde)

©  2016 Amplus Saúde . Todos os direitos reservados . Criado por yoh Ideias

  • White Facebook Icon