• Equipe Amplus

A Segurança e Saúde no Trabalho Portuário



O trabalho portuário é uma das atividades de mais alta complexidade. Além de ser indispensável para a economia nacional, é através do porto que vêm diversos produtos e insumos essenciais para a nossa vida.


No entanto, é neste setor também que existem os mais diversos riscos, como os de natureza biológica, física, química, ergonômica e ocupacional. Por isso, ter operações seguras e padronizadas nesse setor é muito importante.


Entender os riscos que envolvem um trabalho portuário é primordial para que sua empresa possa identificar e mitigar possíveis perdas.


No artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre a importância da Segurança e Saúde no Trabalho Portuário.


Os principais riscos no trabalho portuário


Entre os riscos mais recorrentes nos trabalhos em portos, estão as quedas de cargas suspensas, os ruídos excessivos e as condições climáticas.


As cargas são os maiores riscos pois, além de serem transportadas em contêineres pesados, muitas delas são perigosas à saúde.


Em seguida, vêm os problemas de saúde causados pelos ruídos, muitas vezes emitidos pelos navios, guindastes ou guinchos. Já os riscos pelas condições climáticas se dão porque o trabalho portuário é realizado a céu aberto, expondo os profissionais às chuvas, ventos, radiação solar e oscilações de temperatura ao longo do dia.


Diante de todos esses riscos, vem a importância da Norma Regulamentadora (NR 29), que visa regular a proteção dos portuários.


Conheça a Norma Regulamentadora 29


É a NR 29 que estabelece diretrizes de prevenção contra acidentes e doenças profissionais, de modo a alcançar as melhores condições possíveis de segurança e saúde aos trabalhadores da área.


Todas as medidas contidas na NR 29 se aplicam aos trabalhadores em quaisquer atividades portuárias, tais como as operações de atracação, desatracação e manobras de embarcações. Além disso, ela também trata das medidas de segurança para lidar com operações de cargas perigosas (como explosivos, oxidantes, inflamáveis, poluentes, entre outras).


Todas as especificações de segurança e saúde dessa norma devem ser aplicadas em atividades em terra e nas embarcações em atividades portuárias.


A norma regulamentadora ainda estabelece ao empregador ou ao Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO) algumas obrigações. Em resumo, são elas:


  • Cumprir todas as medidas descritas na NR 29;

  • Proporcionar aos trabalhadores uma formação sobre segurança, saúde e higiene ocupacional no trabalho portuário;

  • Fornecer instalações, equipamentos e ferramentas em bom estado de conservação e uso;

  • Responsabilizar-se pela compra, manutenção, fornecimento, higienização, treinamento e zelo pelo uso correto dos EPIs;

  • Elaborar e implementar os programas de prevenção de acidentes e promoção da saúde ocupacional, como o PPRA e o PCMSO.


Já aos trabalhadores, ela estabelece os deveres de:


  • Seguir e cumprir as medidas da NR 29, bem como as demais disposições legais de segurança e saúde implementadas pelas empresa;

  • Informar ao responsável pela operação de que esteja participando sobre possíveis avarias ou riscos ocupacionais;

  • Utilizar corretamente os EPIs e EPCs fornecidos pela empresa.


Além disso, todos os trabalhadores de atividades portuárias devem receber treinamentos específicos sobre a NR 29. Nestes treinamentos, eles devem aprender sobre:

  • O uso correto de EPIs;

  • As medidas de controle de riscos presentes no ambiente de trabalho;

  • Os códigos e sinais de segurança do trabalho;

  • A manipulação correta de produtos perigosos.


Não há uma descrição de periodicidade mínima para os treinamentos. Todavia, é recomendado, no mínimo, uma reciclagem anual para reforçar os conhecimentos sobre saúde e segurança do trabalho.


Além dos treinamentos, também é muito importante acompanhar as condições de saúde dos profissionais.


Aqui na Amplus, nós oferecemos todo o suporte para as organizações que atuam em ambiente portuário. Entre os principais serviços, estão a realização de exames periódicos e a gestão da saúde ocupacional das empresas.


Clique aqui para conhecer todas as nossas especialidades.


E aí, conseguiu entender a importância da Segurança e Saúde no Trabalho Portuário? Então envie esse material para um amigo que ainda não conhece o assunto!


11 visualizações0 comentário

©  2016 Amplus Saúde . Todos os direitos reservados . Criado por yoh Ideias

  • White Facebook Icon