• Equipe Amplus

Setembro Amarelo: Como prevenir a depressão no ambiente de trabalho?



O mês de setembro, também conhecido como Setembro Amarelo, é marcado pela campanha de prevenção do suicídio e da depressão.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 11,5 milhões de brasileiros vivem com depressão. No ambiente de trabalho, a doença é uma das principais causas de absenteísmo. E, segundo previsões, é possível que até o final de 2020, esta seja a doença mais incapacitante do mundo.

Devido à sobrecarga emocional, à alta demanda de trabalho e às longas jornadas, são grandes as chances de um profissional passar por uma crise de depressão ou ansiedade no ambiente ocupacional.

Por isso, é muito importante abrir espaço para discutir sobre esse assunto, principalmente dentro das empresas. Falar sobre saúde mental é fundamental para quebrar tabus, estigmatizações e preconceitos em relação às doenças psicológicas.

No blog de hoje, vamos tratar sobre a importância prevenir a depressão e o suicídio o ano todo. Além disso, também elencamos ações de preservação da saúde mental para você aplicar dentro da sua empresa. Continue a leitura e conheça!

Sinais e sintomas mais comuns da depressão

A depressão é uma doença que impacta qualquer pessoa, independente da idade, ocupação ou gênero. Ela se apresenta de diversas formas e intensidades. Apesar dos sintomas não serem tão óbvios em algumas pessoas, os sinais mais comuns são:

  • Variação de humor;

  • Queda no rendimento;

  • Fadiga ou perda de energia constante;

  • Isolamento;

  • Perda ou ganho de peso não intencional;

  • Distúrbio de sono, como insônia ou sonolência excessiva;

  • Agitação ou apatia;

  • Perda de interesse por hobbies ou atividades cotidianas;

  • Inquietação ou irritabilidade;

  • Dificuldade de concentração;

  • Ideias e pensamentos suicidas.

Todos esses sinais precisam ser observados e, principalmente, comentados. O diálogo e o compartilhamento de informações são capazes de dar mais visibilidade ao assunto e até salvar vidas.

Por isso, confira agora 4 ações essenciais para promover a saúde mental e prevenir a depressão no ambiente de trabalho:

1 – Motive sua equipe

Durante o ano todo, relembre sua equipe sobre como a vida de cada um dos membros importa e como eles são especiais para alguém. Reforce, também, a importância que eles têm para a sua empresa e como você se importa com o bem-estar deles no ambiente de trabalho.

Essa motivação pode ser transmitida através de bilhetes e mensagens, ou até por reuniões e feedbacks periódicos. Nestas ações, é essencial ressaltar o valor de cada um.

2 – Fale sobre o tema

Promova palestras, ações internas e orientações com especialistas da área da saúde para implementar a conscientização sobre a doença.

Independente da atividade que você vai oferecer, é importante abordar os seguintes pontos:

  • Identificação dos sintomas;

  • Como e quando buscar ajuda;

  • Como lidar com a doença no ambiente de trabalho (tanto do colaborador quanto dos parceiros da equipe).

3 – Ofereça assistência médica

Mesmo que a sua empresa não possua uma assistência profissional no local de trabalho, você pode orientar os colaboradores a procurar apoio médico.

Você pode, por exemplo, contratar um plano de saúde empresarial que contemple a assistência psicológica. Outra opção é procurar convênio com algum prestador de serviços de saúde remota.

4 – Crie um ambiente de trabalho saudável

Casos de depressão e pensamentos suicidas podem surgir em qualquer época do ano. Por isso, o ambiente de trabalho precisa ser harmônico e saudável constantemente, e não apenas durante o mês de setembro.

Invista em atividades coletivas para que todos possam se ajudar e trabalhar a proatividade. O sentimento de pertencimento evita o isolamento e insatisfação. Além disso, deixe todos da equipe confortáveis para expressar opiniões, oferecer ideias e falar sobre seus sentimentos.

Pequenas atitudes como essas já promovem o bem-estar e estimulam a sensação de felicidade.

Aposte no diálogo, promova a empatia e acolha todos da empresa. Olhar para o próximo, estender a mão e combater a depressão são atitudes a serem praticadas o ano todo!

Para obter mais informações sobre o combate ao suicídio, acesse o site do Movimento Setembro Amarelo: www.setembroamarelo.org.br

©  2016 Amplus Saúde . Todos os direitos reservados . Criado por yoh Ideias

  • White Facebook Icon