• Equipe Amplus

Treinamentos de segurança: conheça os mais comuns às empresas



Os treinamentos de segurança do trabalho são, indiscutivelmente, um dos melhores investimentos que você pode fazer na sua empresa. Além de serem obrigatórios por lei, eles ainda contribuem para a proteção da equipe e o aumento da produtividade.


Isso porque esses treinamentos, que seguem as Normas Regulamentadoras específicas da atividade que a sua empresa atua, são grandes aliados na conscientização e capacitação dos colaboradores para mitigar riscos e trabalhar com mais eficiência e segurança.


Quer entender mais sobre o assunto? Siga a leitura e conheça os principais treinamentos de segurança para as empresas.


CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes)

De acordo com a NR 5, toda empresa com mais de 20 funcionários deve montar um planejamento e constituir uma CIPA. Deste modo, a partir do momento em que a sua organização escolher os membros da comissão, todos eles precisam passar por treinamento.


Esse treinamento tem duração de 20 horas, obrigatoriamente. Nele, são tratados todos os riscos ocupacionais e medidas de prevenção e redução destes riscos. Além disso, também são tratados os cuidados com higiene, ergonomia e investigação de doenças ou acidentes ocupacionais.


Mesmo que a sua empresa possua poucos funcionários, oferecer um treinamento com essa abordagem é muito importante para manter os níveis de segurança.


Primeiros Socorros

A NR 7, que trata do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), prevê a necessidade de oferecer treinamentos de primeiros socorros para todos os colaboradores da empresa.


Afinal, acidentes de trabalho são bem comuns, e sua organização deve estar preparada tanto com os equipamentos ideais quanto com profissionais que saibam como agir nesses momentos. Então, ao realizar um treinamento de primeiros socorros, todos os seus colaboradores se tornam aptos a realizar esse atendimento inicial, amparando e cuidando do profissional acidentado.


Brigada de Incêndio

Por mais segura que a sua empresa esteja contra acidentes e incêndios, esse treinamento de brigada é de extrema importância. Além de conhecer as causas de um incêndio e formas de propagação, os colaboradores ainda entendem os tipos de extintores e hidrantes e como utilizá-los.


Essas noções, por mais básicas que sejam, fazem toda a diferença para que sua equipe atue de maneira rápida em caso de emergência.


O treinamento de brigada de incêndio deve ser orientado pelo Corpo de Bombeiros do seu estado. Além disso, todas as diretrizes devem estar de acordo com a NR 23, que trata sobre medidas de Proteção e Combate a Incêndios.


SIPAT (​​Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho)

Assim como a CIPA, a SIPAT também está regulamentada pela NR 5. Essa Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho é um evento obrigatório segundo a legislação trabalhista, e deve ser feita anualmente pelas empresas que possuem CIPA.


A finalidade deste evento é conscientizar os colaboradores e incentivar práticas de segurança do trabalho, reforçando a cultura da empresa.


Durante essa semana, o treinamento é aplicado através de dinâmicas, palestras, teatros, entre outras ações ministradas por especialistas. Todas essas ações possuem um tema central, definido com base nas necessidades da empresa.


Então, se a sua equipe possui uma queixa ou necessidade, utilize isso a favor do evento.


Treinamentos específicos de segurança do trabalho

Além desses treinamentos mais gerais, existem aqueles exigidos pelas NRs que são bem específicos, de acordo com a atividade do seu negócio.


Exemplos de treinamentos obrigatórios pelas Normas Regulamentadoras:

  • NR 6 – Treinamento para o uso de Equipamentos Individuais de Segurança (EPI);

  • NR 10 – Treinamento para Segurança em Instalações e Serviços Elétricos;

  • NR 12 – Treinamento de Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos;

  • NR 20 – Treinamento para Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis;

  • NR 33 – Treinamento para Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados;

  • NR 35 – Treinamento para Trabalho em Altura.


Falando em Trabalho em Altura, já fizemos um artigo com a importância desse treinamento para as empresas. Para conferir o conteúdo, clique aqui.


Para mais informações sobre cursos e treinamentos, fale com uma empresa especializada. A Amplus Saúde pode te ajudar. Entre em contato com nossos especialistas pelo link: FALE CONOSCO.


Gostou do conteúdo? Então compartilhe com a sua rede de amigos para que mais pessoas tenham acesso a essas informações.



23 visualizações0 comentário