• Equipe Amplus

Treinamentos de segurança do trabalho obrigatórios pelas NRs



Você já parou para pensar nos benefícios que os treinamentos de segurança do trabalho trazem para a sua empresa?

Primeiramente, o treinamento e a capacitação é essencial para que qualquer profissional realize um trabalho eficiente e seguro, seja ele um motorista de caminhão ou um encarregado da manutenção na área portuária.

É por meio de um treinamento que o trabalhador se qualifica para executar tarefas conhecendo as melhores práticas, ferramentas e cuidados necessários para que a atividade ocorra com qualidade.

Além disso, os treinamentos de segurança são obrigatórios conforme as Normas Regulamentadoras (NRs) do Ministério do Trabalho. Isso significa que, dependendo das atividades que o trabalhador irá desempenhar, ele precisa passar por alguns cursos e capacitações.

Você sabe quais capacitações são essas?

É isso que te mostramos no artigo de hoje. Siga a leitura e entenda quais treinamentos são obrigatórios e exigidos segundo as NRs.

Conheça os treinamentos de segurança do trabalho obrigatórios pelas NRs

Ao todo, existem 37 NRs instituídas pelo Ministério do Trabalho. No entanto, nem todas apresentam a exigência da realização de treinamentos pelas empresas e colaboradores. A seguir, você verá quais são obrigatórias para todas as organizações.

NR 1 – Disposições Gerais

Essa norma trata sobre os cuidados gerais de segurança e medicina do trabalho que devem ser cumpridos por todas as empresas que contratam sob o regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Portanto, é importante que todos os colaboradores conheçam essas disposições.

NR 5 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)

Todas as empresas que possuem algum grau de risco e mais de 20 funcionários devem constituir uma CIPA. Para isso, o treinamento é indispensável, tratando sobre ações para controlar e prevenir acidentes no ambiente de trabalho.

NR 7 – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO)

Essa norma determina a obrigatoriedade da realização dos exames médicos ocupacionais, mas não apenas isso. Ela também prevê a necessidade dos treinamentos de primeiros socorros para todos os colaboradores, para que saibam como lidar em situações de emergência e de risco à saúde.

NR 23 – Proteção Contra Incêndios

Os treinamentos de proteção contra incêndios são recomendados a todas as empresas que possuem um time de brigadistas. Desse modo, os colaboradores que compõem a brigada podem conhecer os tipos de extintores que existem e as ações para prevenção e combate a incêndios.

Além dos treinamentos mais amplos, as NRs também exigem que determinadas áreas de atuação passem por treinamentos específicos de segurança do trabalho. Para saber se você precisa realizar algum desses treinamentos, é necessário conhecer as classificações das NRs. São elas:

NR 6 – Equipamentos de Proteção Individual (EPI)

Essa norma trata sobre todos os tipos de EPI’s que as empresas precisam fornecer aos trabalhadores. Portanto, dependendo da área de atuação do colaborador, a aplicação do treinamento pode variar, tratando apenas dos equipamentos que ele irá utilizar nas atividades.

NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade

Este curso trata sobre todos os cuidados básicos que o trabalhador deve ter ao realizar atividades com energia elétrica. Além disso, também é possível realizar cursos complementares para quem trabalha com sistemas elétricos e para os trabalhadores expostos diretamente à Alta Tensão.

NR 11 – Transporte e Manuseio de Materiais

É um treinamento destinado a todos os profissionais que trabalham com equipamentos de transporte de cargas, como guindastes, empilhadeiras, elevadores, plataformas, entre outros.

NR 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos

Todo trabalhador que atue com máquinas e equipamentos, especialmente nas fábricas e indústrias, precisa realizar esse treinamento. Além de dispor sobre as regras de segurança no trabalho, a NR também discorre sobre o cuidado com a manutenção dos equipamentos e dos locais em que eles estão instalados.

NR 13 – Caldeiras, Vasos de Pressão e Tubulações

Treinamento voltado para quem trabalha com caldeiras, vasos de pressão e tubulações. Nesse tipo de capacitação, os profissionais são treinados a entender tudo sobre as medidas de segurança, manutenção, sinalização e inspeção nas atividades nesse meio.

NR 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção

Tendo em vista que as atividades na indústria da construção são algumas das mais perigosas, os colaboradores precisam ser treinados para evitar acidentes. Para isso, eles compreendem as medidas de segurança, as regras de trabalho e os EPI’s que devem ser utilizados em todos os tipos de obras.

NR 20 – Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis

Desde a manutenção até a movimentação de materiais inflamáveis e combustíveis, os cuidados são diversos. Por isso, a NR 20 exige o treinamento dos profissionais que atuam com esses materiais.

NR 33 – Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados

Para que um trabalhador seja autorizado a trabalhar em um espaço confinado, ele precisa de capacitação. Portanto, esse treinamento dispõe sobre as atividades, as ações de segurança e o controle de riscos que deve ser adotado nesse trabalho.

NR 35 – Trabalho em Altura

Todo trabalhador que exerce atividade em altura, como pintura, manutenção, instalação, limpeza e afins precisa realizar esse treinamento. Com isso, ele é capacitado para o uso correto dos EPI’s, aparelhos de içamento e elevação e demais medidas de segurança adotadas nos trabalhos em altura.

Como você pode ver, os treinamentos de segurança do trabalho, além de serem obrigatórios pelas NRs, também são essenciais para a integridade dos trabalhadores. São eles que garantem uma atividade com proteção eficiente e permitem o desenvolvimento seguro das organizações.

Vale lembrar que cada treinamento possui suas particularidades, como a periodicidade de atualização e recertificação. Além disso, a carga horária também varia, bem como o local em que o treinamento será realizado. Enquanto alguns podem ser executados dentro da própria empresa, outros exigem uma infraestrutura diferenciada.

Para conhecer mais sobre os treinamentos de segurança, acompanhe o blog da Amplus Saúde. Você também pode se interessar pelo artigo “Treinamentos de segurança: conheça os mais comuns às empresas”.

Entre em contato conosco para agendar todos os treinamentos e capacitações do seu time.


0 visualização0 comentário