• Equipe Amplus

Máscaras caseiras: tire suas principais dúvidas sobre o uso da máscara no combate à Covid-19



O crescimento da pandemia de Covid-19 no Brasil levou o Ministério da Saúde a recomendar o uso de máscaras caseiras a todas as pessoas, ao sair de casa. A recomendação principal é que todos fiquem em casa. No entanto, para quem precisa sair, o uso de máscara está tornando-se obrigatório em diversas cidades - inclusive para pessoas assintomáticas. Com essa nova medida preventiva, muitas pessoas têm dúvidas sobre a maneira correta de utilizar a máscara caseira e sua real eficiência. Você está pronto para sanar suas dúvidas? Confira as principais perguntas e respostas sobre as máscaras caseiras:

1 - Quando a máscara caseira deve ser usada?

Sempre que você precisar sair de casa. Mas lembre-se de que, ao fazer isso, você também deve seguir as medidas de higiene indicadas e manter o distanciamento social. Caso você tenha sintomas da doença, a recomendação é que utilize a máscara também dentro de casa para não contaminar seus familiares.

2 - Qual o jeito certo de usar a máscara?

A máscara deve cobrir totalmente a boca e o nariz, de modo que fique bem ajusta ao rosto e não deixe espaços nas laterais. É importante que a máscara seja manuseada sempre pelas alças para não correr risco de qualquer contaminação.

3 - Por que devemos usar máscaras caseiras, e não cirúrgicas?

Porque a recomendação do Ministério da Saúde é de que todas as pessoas que não apresentem sintomas de gripe utilizem as máscaras caseiras para que as cirúrgicas se destinem aos profissionais de saúde. Como há escassez de máscaras cirúrgicas no mercado, o ideal é que cada um fabrique sua própria máscara e deixe as profissionais para quem não podem trabalhar sem elas. Além disso, as máscaras caseiras são simples de serem feitas e de baixo custo.

4 - Posso fazer minha máscara com materiais de plástico?

O uso de outros materiais, além de tecidos, para a confecção de máscaras caseiras não possui qualquer comprovação científica e, por isso, não é indicado. Além disso, utilizar sacos e sacolas plásticas para cobrir o rosto pode provocar sufocamento, o que torne esse material um risco à vida do usuário.

5 - Posso lavar minha máscara e usar de novo?

No caso das máscaras caseiras confeccionadas com tecido, a higienização é mais do que necessária após o uso. De acordo com o Ministério da Saúde, a máscara não só deve ser lavada, como também deixada de molho para descontaminação total. O seu uso só deve ser feito novamente quando a máscara estiver completamente seca.


Faça o uso correto da sua máscara e salve vidas!


Visando auxiliar a população no manuseio e higienização correta das máscaras caseiras, a Amplus Saúde preparou uma cartilha exclusiva com as principais recomendações de uso! Para ter acesso à cartilha com o conteúdo completo, clique aqui. E conte com o nosso serviço de apoio no combate ao coronavírus nas empresas! Entre em contato com o Canal Amplus pelo e-mail covid19.prevencao@amplusaude.com.br. Juntos, com as medidas corretas de prevenção a Covid-19, somos verdadeiros heróis!

8 visualizações

©  2016 Amplus Saúde . Todos os direitos reservados . Criado por yoh Ideias

  • White Facebook Icon