Dia 14 de novembro foi escolhido como o dia mundial da diabetes.
O objetivo é a conscientização da importância da prevenção e do controle da doença.
A diabetes ocorre quando o pâncreas perde a capacidade de produzir insulina suficiente, o que causa um aumento anormal do açúcar ou da glicose no sangue.
Alguns sintomas da doença são: sede excessiva, rápida perda de peso, fome exagerada, cansaço, muita vontade de urinar, má cicatrização, visão embaçada e falta de concentração.
Para prevenir e diminuir o risco do desenvolvimento da doença:
– Tenha uma alimentação saudável: Comer bem e de forma balanceada contribui para a prevenção da doença.
– Beba água: A água auxilia na distribuição de glicose para várias partes do organismo.
– Faça atividade física: exercícios aeróbicos e musculação podem ajudar a controlar a diabetes. Essas atividades ajudam a perder peso, a reduzir o nível de açúcar do sangue e a aumentar a sensibilidade à insulina — o que contribui para manter o nível normal de açúcar no sangue.
– Reduza o consumo de açúcar e carboidratos refinados: Comer muitos desses alimentos pode aumentar a quantidade de glicose no sangue. Dessa forma, será produzida mais insulina. Entretanto, este processo pode ser prejudicial ao nosso organismo.
PROCURE O MÉDICO E FAÇA EXAMES
A diabetes é silenciosa, mas precisa ser diagnosticada com antecedência, porque quanto mais cedo descobrir a doença, melhor será para o tratamento e controle.
Os sinais da diabetes aparecem quando a glicemia começa a ultrapassar o valor de 160 mg/dl (a glicemia normal é até 99 mg/dl em jejum).
Como vimos neste post, hábitos de vida mais saudáveis contribuem para o não surgimento da doença.
Então é importante procurar um médico e fazer exames para acompanhamento.
Prevenir é sempre a melhor solução.