No acelerado ritmo do mundo contemporâneo, onde as demandas profissionais parecem não ter fim, a Síndrome de Burnout emerge como uma sombra silenciosa, afetando a saúde mental e emocional de muitos trabalhadores.
O esgotamento profissional, caracterizado por exaustão emocional e redução da realização pessoal, torna-se uma realidade assustadora para aqueles que enfrentam jornadas intensas e desafios constantes.
No artigo de hoje, você vai compreender mais sobre a Síndrome de Burnout, algumas estratégias para prevenir ou evitá-la – segundo a medicina do trabalho – e como construir um ambiente saudável para os colaboradores. Boa leitura!
O que é a Síndrome de Burnout?
A Síndrome de Burnout se caracteriza por esgotamento mental, tensão e estresse provocados pelas situações de trabalho desgastantes, que demandam muita competitividade ou responsabilidade.
Classificada como um ‘fenômeno ocupacional’, ela tem afetado a vida de milhões de pessoas em todos os cantos e segmentos profissionais do mundo.
Dentre os principais sintomas, se destacam:
- Cansaço excessivo, físico e mental;
- Dor de cabeça frequente
- Alterações no apetite e de humor; insônia e dificuldades de concentração;
- Sentimentos de fracasso e insegurança;
- Pressão alta e problemas gastrointestinais;
- Entre outras enfermidades que podem surgir ou se agravar ao longo do tempo.
7 medidas para prevenir ou evitar a Síndrome de Burnout
A medicina do trabalho atua na elaboração de estratégias para prevenir a doença.
Confira as principais ações que podem ser implementadas na dinâmica operacional das empresas:
- Incentivar a comunicação aberta e a colaboração entre os membros da equipe, para que todos se sintam à vontade para conversar, compartilhar ideias e expressar preocupações;
- Estabelecer expectativas realistas sobre metas e prazos, evitando que os funcionários se sintam constantemente sob pressão;
- Monitorar e ajustar as cargas de trabalho conforme necessário, mandando para longe a sobrecarga dos colaboradores;
- Oferecer opções de horários flexíveis ou trabalho remoto, para que os funcionários possam conciliar melhor as tarefas da vida pessoal e profissional;
- Permitir pausas curtas para descanso durante o dia com intuito de recarregar as energias;
- Proporcionar feedbacks regulares e construtivos sobre o desempenho dos funcionários, garantindo o reconhecimento da dedicação de cada da equipe para motivá-los;
- Estabelecer canais de comunicação confidenciais, para que possam expressar suas preocupações ou buscar ajuda.
Além dessas ações, o segmento da medicina do trabalho é responsável por realizar avaliações detalhadas para identificar os fatores de risco que possam contribuir para o desenvolvimento da síndrome, e quando necessário, adotar medidas de intervenção.
Vale ressaltar que essas atitudes preventivas são essenciais também para reduzir o número de afastamentos e licenças médicas.
Crie um ambiente de trabalho saudável na sua empresa
Um ambiente positivo contribui para a satisfação e retenção dos colaboradores, além de impulsionar a eficiência e produtividade.Aqui, na Amplus, disponibilizamos os melhores serviços de saúde e segurança ocupacional.
Entre em contato e saiba como podemos contribuir com a sua empresa.